Notícia
Notícia
Publicado originalmente em 23/09/2019
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) empossou, na manhã desta segunda-feira (23/09), em sessão solene, os membros eleitos para o Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça para o biênio 2019-2021. Foram empossados os procuradores de Justiça Patricia Glioche, Maria da Conceição Santos, Patricia Silveira da Rosa, Pedro Elias Sanglard, Sumaya Therezinha Helayel, Kátia Porto, Maria Luiza São Paulo, Marlon Cordovil, Angela dos Santos e Cláudio Henrique da Cruz Viana. O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, abriu a sessão.
O termo de posse foi lido pelo procurador de Justiça Cláudio Henrique, que deixa o cargo de secretário do Órgão Especial. O procurador José Roberto Paredes fez o discurso de boas vindas em nome dos decanos, lembrando que o colegiado deve ter como único e irrestrito comprometimento o bem maior e o aperfeiçoamento da instituição, de modo assertivo, proativo e sensível. A procuradora Patricia Glioche, que assume a função de secretária do Órgão Especial, discursou em nome dos empossados. Ela frisou que os membros servem à causa pública e que o órgão precisa ser exemplo de coragem, para que os promotores de Justiça não recuem, atuando de forma correta e digna. A corregedora-geral, Luciana Sapha, afirmou ter orgulho dos novos membros, relatando confiança em uma atuação contundente do Órgão Especial.
O PGJ encerrou a solenidade enaltecendo o trabalho dos colegas cujo mandato no Órgão Especial acaba de se encerrar. “Esse período que se finda foi muito importante para o nosso aprendizado, acima de tudo. Por uma convivência harmoniosa, de tolerância e respeito, quando encaminhamos procedimentos muito importantes, sem a preocupação de sermos vencedores ou vencidos, debatendo sempre de forma franca e leal, pensando, acima de tudo, em nossa instituição”, destacou Gussem, que saudou os novos membros: “Aos que chegam, desejo as boas-vindas, e aos que permanecem também. Tenho certeza que serão dois anos de uma convivência muito profícua e harmônica”.
Também foram nomeados como suplentes os procuradores de Justiça Dirce de Abreu, Ana Cíntia Lazary Serour, Luiz Fabião Guasque, Antonio Carlos Mesquita e Elizabeth de Lima. A procuradora de Justiça Marcia Tamburini, também eleita suplente, tomará posse oportunamente.
O Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça é composto pelo procurador-geral de Justiça, pela corregedora-geral do MPRJ, pelos dez procuradores de Justiça mais antigos na classe e por dez procuradores de Justiça eleitos. Compete ao órgão, dentre outras funções, dar posse ao procurador-geral de Justiça e ao corregedor-geral e propor a criação de cargos e serviços auxiliares, modificações na Lei Orgânica Estadual do Ministério Público e providências relacionadas ao desempenho das funções institucionais.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)