Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor (GAEDEST/MPRJ), a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) e demais órgãos envolvidos no planejamento e realização de jogos (GT Maracanã) realizaram, nesta segunda-feira (21/10), uma coletiva de imprensa para informar à sociedade as medidas adotadas para garantir a segurança dos torcedores durante a semifinal da Taça Libertadores da América, que será realizada na próxima quarta-feira (23/10), às 21h30, no Maracanã. O GT Maracanã classificou, pela segunda vez, uma partida com a bandeira vermelha de risco, o que indica que serão empregadas medidas excepcionais para garantir a segurança e o bem-estar do público.
Para atender o movimento de público esperado para o jogo, o GT Maracanã, por meio do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE/PMERJ) e da Guarda Municipal do Rio (GM-RIO), disponibilizará cerca de 1140 agentes. As principais vias de acesso ao estádio, como as avenidas Maracanã, Professor Manuel de Abreu e Radial Oeste, terão o trânsito bloqueado a partir das 18h, conforme planejamento da CET-Rio.
O coordenador do Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor (GAEDEST/MPRJ), procurador de Justiça Claudio Varela, ressaltou que essas ações fazem parte de uma nova forma de atuação preventiva do Ministério Público. “A atual gestão da Procuradoria-Geral de Justiça orienta aos membros do MPRJ a pensar em como agir para evitar o problema. Por isso foi criado esse GT, coordenado pelo GAEDEST/MPRJ, e composto por instituições que tem envolvimento com a realização das partidas, para que fosse estabelecido um protocolo de segurança no Maracanã e entorno em dias de jogos”.
Nesse sentido, o MPRJ, com o apoio de Técnicos Periciais do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE) e a FERJ vem divulgando o grau de risco dos espetáculos em forma de “bandeiras” verde, amarela, laranja e vermelha, indo do menor para o maior grau de risco. Através do Programa de Classificação de Riscos, os órgãos responsáveis pela organização, segurança, mobilidade e ordem pública do Estádio do Maracanã definem antes dos eventos um conjunto de medidas a serem adotadas de acordo com a classificação de riscos de cada partida.
Conheça o trabalho do GAEDEST/MPRJ
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)