Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, encaminhou ofício, nesta quarta-feira (18/09), ao procurador-geral da República interino, Alcides Martins, parabenizando-o pela assunção ao cargo. Gussem aproveitou a oportunidade, ainda, para buscar solucionar o imbróglio político gerado em torno das investigações das mortes de Marielle Franco e Anderson Gomes em decorrência do Incidente de Deslocamento de Competência (IDC) proposto pela ex-procuradora-geral da República nos minutos finais de seu último dia de mandato.
O pedido de federalização refere-se à identificação dos mandantes dos crimes. A atitude é reincidente, uma vez que tentativa semelhante foi executada no ano passado, menos de 24 horas depois das execuções.
No ofício, o PGJ destaca o trabalho integrado e colaborativo que vem sendo realizado entre os diversos órgãos encarregados da persecução penal, bem como sublinha o desacerto da pretensão de federalização diante da postura efetiva e independente dos órgãos estaduais para levar a cabo, em toda a sua extensão, a investigação criminal. Gussem registra, também, os sucessivos encontros realizados com os familiares e advogados das vítimas, o último deles ocorrido na sede do MPRJ, na última segunda-feira (16/09), oportunidade em que o PGJ reafirmou que a elucidação das mortes de Marielle e Anderson Gomes é prioridade para o MPRJ e que as investigações estão sendo acompanhadas, não apenas pela comissão de promotores formada para o caso, mas por todas as instâncias superiores da instituição, principalmente pela Procuradoria-Geral de Justiça.
Para mais detalhes, acesse o ofício encaminhado à PGR e o protocolo de recebimento.
(Dados coletados diariamente)