Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, nesta segunda-feira (16/09), do simpósio “Enfrentando a Pedofilia”, realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Na ocasião, o MPRJ esteve representado pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal/MPRJ), promotora de Justiça Somaine Cerruti.
Com o plenário da Alerj lotado, o evento foi capitaneado pelo deputado federal Professor Joziel (PSL/RJ), coordenador da frente parlamentar mista de enfrentamento à pedofilia, em conjunto com a deputada estadual Rosane Felix (PSD/RJ), presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Alerj.
Para Somaine Cerruti, é muito importante não aceitar relativizações do que seja um crime. “Crime é conduta sempre grave, senão seria ilícito cível. Assim, quem tem fotos com características de pedofilia não pode imaginar que seu delito seja menos importante do que daquele que praticou a violência. Sem a demanda, não haveria tanta oferta e não seriam tantas as crianças abusadas no mundo inteiro” analisou, acrescentando que, no Brasil, os números são alarmantes e põem em cheque a infância de nossas crianças. “Precisamos unir todos os atores públicos com a própria sociedade civil no enfrentamento dessas condutas”, observou a promotora.
O encontro teve a participação de autoridades e especialistas no combate ao abuso e à exploração infantil, dentre eles, além da promotora de Justiça, o delegado da Polícia Civil do Rio Adilson Palácio; a delegada da Polícia Federal Paula Mary Reis; o professor de Direito Gerson Paulo; a conselheira tutelar Susana Leone; a advogada Silvana do Monte e a psicóloga Rita Amaral.
Os palestrantes apresentaram dados, números e esclarecimentos sobre a legislação acerca do tema e discorreram sobre a necessidade de promover melhorias no tratamento legal para fazer frente às dificuldades em reprimir delitos tão gravosos.
(Dados coletados diariamente)