Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) deu posse nesta segunda-feira (01/07) aos promotores de Justiça Marcos Victor Silva Juliano e Thaís Rodrigues Pinheiro, aprovados no XXXV Concurso para Ingresso na Classe de Promotor de Justiça Substituto. O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, presidiu a cerimônia de posse, realizada no Conselho Superior do MPRJ e que contou com as presenças dos membros do Conselho Superior, da corregedora-geral do MPRJ, Luciana Sapha, do subprocurador-geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas, Marfan Martins Vieira, do presidente da Associação do MPRJ (Amperj), Ertulei Laureano, da presidente do Centro de Procuradores de Justiça do Estado do Rio (Ceprojus), Maria do Carmo dos Santos Casa Nova, do secretário-geral do MPRJ, Dimitrius Viveiros, e do presidente do Conselho de Administração da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Integrantes do MPRJ e da Defensoria Pública (Sicoob Coomperj), Virgílio Stavridis, além de diversos membros da instituição e de familiares dos empossados.
O PGJ parabenizou os novos integrantes da instituição e os organizadores do processo seletivo na figura da procuradora de Justiça Mária Luiza Bezerra, representante da comissão organizadora do concurso. “Os novos integrantes da instituição estão de parabéns por terem superado um processo seletivo dos mais árduos. É importante ressaltar que todos os esforços foram pela administração feitos no sentido de que se decorresse o menor tempo possível entre a vacância dos cargos e a posse dos promotores de Justiça que aqui estão. Além da impecável organização do concurso, que conduziu esta seleção com absoluta transparência e eficiência, temos esse compromisso firmado de promover o ingresso de todos os aprovados no menor espaço de tempo possível”, afirmou Gussem.
Responsável pelo discurso de boas vindas aos novos integrantes, o conselheiro Walberto Fernandes aconselhou os novos promotores a, sempre que se depararem com situações difíceis, consultarem os membros da instituição. “Lembrem-se, Marcos e Thaís, que agora vocês têm uma família ministerial para ajudá-los com as suas demandas. Mesmo para quem já tem 30 anos de MPRJ a dúvida ainda se apresenta. Por isso é importante compartilhar suas questões e, acima de tudo, zelar pelo respeito ao direito alheio, pela ética e pela honestidade, pilares da nossa instituição”, declarou.
Thaís destacou, em seu discurso de posse, a natureza multifacetária de atuação do MPRJ. “Essa atuação em várias áreas como agente de transformação social é o que torna a instituição tão ímpar. Em determinadas comarcas a atuação do Ministério Público funciona como uma espécie de ouvidoria-geral, por isso o promotor de Justiça deve sempre se fazer presente perante a população, despindo-se de vaidade e embasando sua atuação na melhor técnica”, destacou.
Marcos, que leu o Termo de Compromisso perante os presentes, lembrou da sua atuação como técnico e analista do MPRJ para vislumbrar o que espera da nova etapa de sua carreira. “Agora eu entrarei em uma nova fase dentro da instituição, com maiores responsabilidades e uma atuação mais direta dentro da realidade institucional, principalmente no interior do estado, onde existe uma necessidade de atuação maior. Nós temos que valorizar todas as carreiras, que são parte de uma engrenagem só, e essa experiência anterior me mostrou que todos têm uma função muito relevante a desempenhar e devem ser valorizados”, reforçou o novo membro do MPRJ.
(Dados coletados diariamente)