Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, no último dia 26 de abril, do 4° encontro do Projeto Índice de Saúde da Água (ISA), realizado pela Conservação Internacional e o Comitê Guandu-RJ, na FIRJAN, no Centro do Rio. A procuradora de Justiça Denise Tarin, responsável pelo Projeto Morte Zero, compôs a mesa de abertura. Também estiveram presentes assessores do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural (CAO Meio Ambiente/MPRJ) e do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ).
O objetivo do evento foi apresentar os resultados do projeto, apoiado pelo MPRJ por meio de acordo de cooperação técnico-científica firmado com a Conservação Internacional, aplicado na Bacia do Rio Guandu, que abastece cerca de 10 milhões de pessoas na região metropolitana do Rio de Janeiro. O ISA é uma ferramenta de metodologia que tem como finalidade diagnosticar a vitalidade do ecossistema, apresentar os serviços que ele é capaz de prover e permitir a governança das águas.
Após os estudos e diagnósticos, a pesquisa apresentou lacunas de monitoramento de determinadas variáveis necessárias à tomada de decisões para melhoria do sistema. Segundo a procuradora Denise Tarin, “o índice de saúde da água é uma ferramenta que inovará a gestão dos recursos hídricos na bacia do Guandu e, com certeza, auxiliará o MPRJ nas iniciativas, com fins a garantir a segurança hídrica de mais de 10 milhões de pessoas que vivem na Região Metropolitana, uma vez que nos aponta a baixa governança naquela bacia e a necessidade de ações contundentes e emergenciais no controle das perdas de água, reflorestamento das matas ciliares e melhoria na fiscalização”.
(Dados coletados diariamente)