Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, participou como orador convidado na 2ª edição brasileira do maior congresso de cidades inteligentes do mundo, a Smart City Expo, realizada em Curitiba, nos dias 21 e 22/03. Durante dois dias, palestrantes reconhecidos internacionalmente debateram, explicaram e compartilharam conhecimentos e ideias inovadoras sobre como levar o desenvolvimento inteligente às cidades e assim melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. A organização estimou a presença de 6 mil visitantes ao longo dos dois dias da feira.
Sob o lema "Planejar as cidades que queremos" as palestras buscaram identificar soluções para os desafios que as cidades enfrentam, através de temas como Tecnologias facilitadoras para cidades inteligentes, Cidades criativas, sustentáveis e humanas, Governança em sociedades digitais, e Planejamento de cidades inovadoras e inclusivas.
Eduardo Gussem palestrou sobre "O Ministério Público Contemporâneo”, logo após a abertura do evento, na Sala Plenária Principal. O procurador-geral de Justiça demonstrou como a aplicação de novas tecnologias como big data, a mineração de dados e a inteligência artificial contribuem para a reorganização da administração pública, calcada em uma base tecnológica e inovadora.
Gussem apresentou a ferramenta “MP em Mapas”, plataforma digital disponibilizada à sociedade para análises e diagnósticos de políticas públicas e que permite aos membros do MPRJ o entendimento das demandas do estado e dos municípios fluminenses, para a adoção de medidas mais eficazes e resolutivas. Desta forma, o MPRJ busca contribuir de maneira integrada com as demais instituições para a recuperação do estado, cuja pacificação social e restabelecimento do ambiente de negócios são fundamentais para a retomada do crescimento econômico regional.
O painel no qual o procurador-geral de Justiça participou foi mediado pelo diretor de Tecnologia do Município de Olinda, conselheiro do Porto Digital em Recife e representante brasileiro da Open & Agile Smart Cities, Cláudio José do Nascimento. O painel também contou com a presença e palestras do diretor executivo da ICF Canada, John G. Jung, da CEO da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cristina Alessi, do superintendente de Smart Grid e projetos especiais da Copel, Julio Shigeaki Omori, e do gerente de desenvolvimento de negócios sênior da Teletex, Renato Pazotto.
A Smart City Expo Curitiba foi promovida pela Fira Barcelona International - organizadora do evento de referência internacional. A Fira Barcelona é um consórcio público formado pelo Governo da Catalunha, Prefeitura de Barcelona e Câmara de Comércio de Barcelona. Uma das instituições mais importantes da Europa e referência global na organização de feiras, congressos e responsável pela organização do Congresso Mundial de Cidades Inteligentes: o Smart City Expo World Congress - evento que reúne anualmente em Barcelona mais de 20 mil pessoas de países e cidades de todo o mundo para discutir o tema.
(Dados coletados diariamente)