Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, nos dias 13 e 14/09, por meio do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ) e do Núcleo de Estágio Forense da Corregedoria-Geral, o I Ciclo de Palestras para Estagiários Forenses. A iniciativa teve o objetivo de recebê-los e em dois dias de palestras apresentar o funcionamento das áreas de atuação ministerial.
Ao saudar os novos estagiários, no segundo dia de encontros, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, destacou o compromisso do MPRJ em promover uma cultura de transparência e defendeu a importância da tecnologia de dados no combate à corrupção. “Nós adotamos uma plataforma de governo aberta e governos abertos contemplam transparência, integridade, participação cidadã, tecnologias e inovações em todas as áreas. Eu acredito muito nas novas oportunidades que a tecnologia nos dá e acredito que ela seja um caminho para combatermos a corrupção”, afirmou o procurador-geral.
Também participaram do encontro, o ex-procurador-geral de Justiça e atual subprocurador-geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas, Marfan Martins Vieira; o subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto e o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Virgilio Panagiotis Stavridis.
No primeiro dia de encontro os novos estagiários foram recebidos pelo Diretor do IEP/MPRJ, Leandro Navega, que ressaltou a importância do estágio forense como porta de entrada na Instituição podendo, inclusive, vir a revelar futuros membros do MPRJ. Navega aproveitou a ocasião para divulgar que em breve estará disponível a todos um sistema de capacitação por meio de uma plataforma de Ensino a Distância (EaD). O sistema está em fase de desenvolvimento pelo Instituto.
O Ciclo de palestras foi idealizado pelo promotor de Justiça André Farah Alves, coordenador do Núcleo de Estágio Forense da Corregedoria-Geral do MPRJ. Ele explicou para os recém-ingressados os procedimentos de escolha de suas lotações e apresentou os palestrantes conforme abaixo:
Dia 13:
Área Cível: Promotora de Justiça Barbara Spier.
Área Violência Doméstica: Promotora de Justiça Lúcia Iloizio.
Área Execução Penal: Promotora de Justiça Daniela Abritta.
Área Idoso e Pessoa com Deficiência: Promotora de Justiça Cristiane Branquinho.
Área Educação: Promotor de Justiça Emiliano Brunet.
Área Saúde: Promotor de Justiça Daniel Ribeiro.
Dia 14:
Área Penal: Promotora de Justiça Somaine Lisboa.
Área Procuradorias: Procurador de Justiça Ricardo Martins.
Área Cidadania: Promotor de Justiça Tiago Veras.
Área Meio Ambiente: Promotor de Justiça José Alexandre Maximino.
Área Infância: Promotor de Justiça Afonso Lemos.
Área Consumidor: Promotor de Justiça Guilherme Martins
O estágio forense do Ministério Público destina-se aos alunos dos três últimos anos ou dos períodos correspondentes do curso de bacharelado em Direito, de escolas oficiais ou reconhecidas, conveniadas com o Ministério Público. São selecionados por meio de exame de admissão público, cabendo-lhes auxiliar os membros do MPRJ no exercício de suas funções, deles recebendo orientações e ensinamentos.
(Dados coletados diariamente)