Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), esteve presente no 4º Congresso Internacional da Rede Brasileira de História Pública, realizado entre os dias 21 e 24 de agosto no Centro de Convenções da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP).
Durante o encontro, que fez parte da 5ª Conferência Anual da Federação Internacional da História Pública, o coordenador do CDM/MPRJ, procurador de Justiça Márcio Klang, e as historiadoras Nataraj Trinta e Maristela Santana apresentaram o CDM/MPRJ e o projeto Personalidades do MPRJ na mesa temática “Arquivos, Centros de Memória e Museus como lugares de História Pública”.
“Uma forma diferente de fazer história. Esta é a proposta da história pública, uma vertente da história de caráter multidisciplinar que propõe uma série de iniciativas para difundir o conhecimento histórico em diferentes linguagens para públicos cada vez mais amplos”, explica Maristela.
A atual gestão do CDM/MPRJ, iniciada no ano passado e que utiliza como lema o slogan “Centro de Memória: Há algo novo”, insere-se na proposta de produzir e divulgar a memória institucional, estreitando as relações com a comunidade interna, membros e servidores, e com a sociedade em geral.
O evento na USP contou com a participação de historiadores e profissionais de diversas áreas das Ciências Humanas e Tecnologia da Informação. Além de especialistas brasileiros estiveram presentes representantes da Colômbia, Chile, Alemanha, Inglaterra, Polônia, Austrália, Canadá, e Estados Unidos.
(Dados coletados diariamente)