NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ conquista o 3º lugar no prêmio A3P, com o projeto "Doação de Medicamentos"
Publicado em Mon Aug 27 21:07:07 GMT 2018 - Atualizado em Mon Aug 27 21:07:01 GMT 2018

A campanha “Doação de Medicamentos”, do Núcleo de Sustentabilidade do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), ganhou o 3° lugar da 7ª edição do Prêmio A3P, na categoria Inovação na Gestão Pública. Promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, a premiação foi realizada na última quinta feira (23/08), no auditório da Imprensa Nacional, em Brasília-DF.

O projeto foi idealizado pelo coordenador do eixo temático de qualidade de vida do Núcleo de Sustentabilidade, Sergio Ribeiro, e da enfermeira do Núcleo de Saúde, Márcia Borges, que estiveram na cerimônia e receberam o prêmio pelo Núcleo de Sustentabilidade. Para Sérgio, uma iniciativa como essa é muito importante, sobretudo diante da atual situação do estado, com uma enorme crise na saúde.

“Nós fizemos essa campanha sem precisar de recurso nenhum e é muito importante sermos vistos com essa ação de sustentabilidade reconhecida, até mesmo para poder ser aplicada em outras instituições e incentivar outros locais a fazer o mesmo”, disse.

O programa premiado estimula todos os integrantes do Ministério Público fluminense (membros, servidores, estagiários e terceirizados) a doarem medicamentos, dentro do prazo de validade, que não tenham mais utilidade para eles. Estes remédios ficam então disponíveis para retirada por outros integrantes, formando assim uma espécie de rede solidária. Sérgio contou que até julho a campanha já tinha arrecadado mais de 12 mil medicações e que havia sido doado mais de 7.300.

“A campanha surgiu por acaso. Eu estava querendo fazer um informativo sobre como descartar medicamentos corretamente e acabei lendo um artigo que dizia que o descarte no Brasil era muito grande e que no Rio de Janeiro o consumo de medicamentos por automedicação também era muito grande. Isso foi o que fez começarmos a pedir medicamentos que estivessem dentro da validade”, contou. 

A premiação reconhece ações de sustentabilidade desenvolvidas nos órgãos públicos, com projetos implementados. Apenas seis Ministérios Públicos estaduais possuem o selo A3P, fornecido pelo Ministério do Meio Ambiente para instituições públicas que comprovam seu engajamento em ações ambientais fomentadas pelo Governo Federal.

Na categoria Inovação na Gestão Pública o primeiro lugar ficou com o projeto “Caminhos para Energia Limpa”, do Tribunal de Contas da União e a segunda colocação com o “Projeto de Sustentabilidade Integrar”, do Ministério Público do Estado do Maranhão. A solenidade de entrega do 7º prêmio A3P de Boas Práticas foi realizada concomitantemente ao 10º Fórum A3P, que teve por objetivo disseminar informações, promover o diálogo sobre a inserção da sustentabilidade na administração pública e reconhecer o mérito das iniciativas dos órgãos e entidades do setor que contribuem para a inserção de critérios socioambientais nas atividades das instituições.
 

 

mprj
núcleo de sustentabilidade
546 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar