Notícia
Notícia
Notícia
MPRJ inicia o encaminhamento de papel para reciclagem
Publicado em Tue May 08 19:01:20 GMT 2018
- Atualizado em Tue May 08 18:59:50 GMT 2018
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) começou, nesta terça-feira (08/05), a encaminhar para reciclagem o papel de procedimentos e documentos selecionados para descarte. O material reciclado será revertido em benefício de associados da cooperativa de catadores Ecco Ponto Brasil Sustentável, que assinou recentemente Termo de Compromisso com o MPRJ, após a realização do chamamento público nº 003/2017.
Todo o papel selecionado para eliminação foi previamente analisado e seu descarte foi autorizado pela Comissão Permanente de Avaliação de Documento (CPAD/MPRJ), presidida pelo procurador de Justiça Eduardo Lima Neto e composta pelos promotores de Justiça Dimitrius Gonçalves, Ana Paula Amato, Eduardo Monteiro Vieira e Bernardo Vieira, além de servidores da Instituição. Nesta primeira etapa, foram recolhidas 639 caixas de documentos cujos prazos de guarda já haviam se exauridos e que estavam armazenados na Gerência de Arquivo do MPRJ. O material atingiu o peso de 3,1 toneladas e foi todo descaracterizado em uma trituradora, sob a supervisão de servidores do MPRJ.
Além do caráter sustentável da medida, o descarte é essencial às atividades da Gerência de Arquivo, pois permite a liberação de espaço no prédio que abriga o arquivo do MPRJ, localizado no bairro do Santo Cristo, no Rio de Janeiro, cuja ocupação se aproxima de sua capacidade máxima de armazenamento.
Já existe previsão de descarte de mais dois lotes de materiais selecionados: um com 588 caixas, analisadas ao longo do ano de 2017, e outro com 718 caixas, que foram selecionadas nos quatro primeiros meses deste ano. A coleta e reciclagem do material ficará a cargo da cooperativa, sem qualquer custo para a Instituição. A iniciativa, que contou com o apoio do Núcleo de Sustentabilidade do MPRJ, está alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelecida pela Lei Federal nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, e ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente.
510
VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
(Dados coletados diariamente)