Notícia
Notícia
Publicado originalmente em 15/12/2017
O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, e a coordenadora da Assessoria de Direitos Humanos e Minorias (ADHM/MPRJ), promotora de Justiça Eliane de Lima Pereira, receberam, na manhã desta segunda-feira (19/12), um grupo de lideranças comunitárias, representantes de movimentos sociais e mães que perderam filhos vítimas de violência em comunidades. Eduardo Gussem ressaltou que o MPRJ está aberto para ouvir os anseios da sociedade e buscar maneiras de atender às demandas da população. Como a violência em favelas e comunidades é uma questão recorrente e complexa, decidiram criar uma agenda de encontros periódicos para abordar o assunto. O próximo foi marcado para a primeira semana de fevereiro.
No encontro desta segunda-feira, os visitantes foram apresentados ao "MP em Mapas", ferramenta digital que facilita a obtenção e o cruzamento de dados sobre diferentes áreas, como segurança pública, saúde e educação. O procurador-geral de Justiça mostrou as funcionalidades da plataforma, alimentada por dados de fontes diversas.
"É importante a capacidade dessa plataforma de situar cada um de vocês na localidade em que vivem por meio de camadas dispostas através de mapas”, comentou Gussem, que destacou a metodologia de obtenção de dados: "São informações de fontes externas (Detran, Instituto Pereira Passos, Inea, Instituto de Segurança Pública), internas do do Centro de Pesquisas do MPRJ e obtidas por meio da Lei de Acesso à Informação. Reunimos todas elas para facilitar o acesso".
No que toca ao "MP em Mapas", sugeriram acrescentar dados sobre desaparecimentos. Eliane de Lima Pereira, disse que a ADHM/MPRJ já se atua nesse sentido: "Existe uma atenção ao desaparecimento forçado. Isso já foi percebido por nós e está sendo trabalhado", disse aos participantes.
Também estiveram presentes a assistente da Assessoria de Direitos Humanos e Minorias (ADH/MPRJ), promotora de Justiça Roberta Rosa Ribeiro, e os promotores Paulo Roberto Mello e Maria Lúcia Winter, do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (GAESP/MPRJ), além da promotora de justiça titular da 1ª Promotoria de Justiça junto à Auditoria da Justiça Militar, Allana Poubel.
(Dados coletados diariamente)