Notícia
Notícia
O Grupo de Mediação e Resolução de Conflitos do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GRMC-MPRJ) promoveu, na tarde desta segunda-feira (20/03), a aula inaugural da 8ª turma “Curso de Capacitação em Mediação – Módulo Teórico Básico”.
O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, esteve presente na abertura do curso e destacou o investimento que a área de mediação terá nesta gestão. “O Direito vem evoluindo e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro tem que estar na vanguarda também nesse segmento. Estamos construindo uma equipe composta por mais dez servidores, dos quais sete são facilitadores e três são da área administrativa, exatamente para podermos multiplicar todas essas tarefas, todos esses mecanismos de mediação de conflitos e ficarmos fortalecidos nesse importante tema”, afirmou.
A mesa principal foi composta pela coordenadora do GRMC, procuradora de Justiça Anna Maria Di Masi; pela assessora de Direitos Humanos e de Minorias do MPRJ, promotora de Justiça Eliane Pereira de Lima; e pelas procuradoras de Justiça Patricia Leite Carvão e Wânia Helena Valle Ayres.
Em seu discurso, Eliane Pereira de Lima lembrou da elaboração do curso de mediação de conflitos desde a “Carta de Porto Alegre” - documento redigido por ocasião do I Encontro Nacional Ministério Público e Direitos Humanos, em 2005 -, até a formação da 1ª turma do módulo básico, em 2011, com apoio do Mediare e do Instituto de Soluções Avançadas (ISA-ADRS).
A promotora de Justiça deu alguns exemplos de atuação externa do GRMC, como as resoluções de conflitos ocorridas nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), por meio de convênios com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, a Light, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e o projeto “Paz nas Escolas”, em colaboração à atuação do CAO Educação.
Participaram da aula inaugural, além de promotores e procuradores de Justiça, servidores do MPRJ e membros das polícias Civil e Militar, de setores da Segurança Pública e da Educação. A próxima reunião do grupo está marcada para segunda-feira (27/03), das 13h30 às 17h30, no 1º conjunto de salas multimídias do Edifício das Procuradorias de Justiça (Praça Antenor Fagundes, s/nº, térreo, Centro, Rio de Janeiro/RJ).
(Dados coletados diariamente)