Notícia
Notícia
Publicado originalmente em 09/02/2017
Os coordenadores do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Violência Doméstica contra a Mulher e Núcleo de Gênero, Lúcia Iloizio, e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência, Luiz Cláudio Carvalho de Almeida, receberam, nesta quinta-feira (9/02), na sede do MPRJ, representantes das Comissões dos Direitos da Mulher e da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ. Na pauta estava a elaboração de ações conjuntas para combater a violência contra a mulher com deficiência.
No encontro ficou acertada a formação de um grupo de trabalho que definirá uma série de projetos para tentar coibir este tipo de violência. Como primeira medida foi definida a realização de um seminário, no MPRJ, que tratará do tema. O evento será no dia 13 de março. Durante o encontro, serão discutidas experiências que países mais desenvolvidos têm no combate desse tipo de crime.
“A discussão do assunto é extremamente importante para a mulher com deficiência, que é vítima de violência e tem mais dificuldade em denunciar o fato”, explicou a promotora de Justiça Lúcia Iloizio.
Para o promotor de Justiça Luiz Cláudio Carvalho de Almeida, a integração entre as áreas do Direito da Pessoa com Deficiência e de combate à violência doméstica do MPRJ é fundamental para que as ações sejam desenvolvidas.
Participaram da reunião a representante da Comissão dos Direitos da Mulher da OAB/RJ, Maria Gaudio; os integrantes da Comissão de Defesa dos Portadores de Deficiência da OAB/RJ, Maria José F. Santos; Luis Cláudio Freitas, Roberta Pinheiro Piluso; a assistente social do CAO Violência Doméstica e Núcleo de Gênero do Ministério Público, Elisa Nolasco, e a representante do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Sonia Melo.
(Dados coletados diariamente)