Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) externa seu profundo pesar pelo falecimento, na manhã do sábado (26/08), do jurista José Carlos Barbosa Moreira, um dos mais conceituados processualistas brasileiros.
José Carlos Barbosa Moreira tinha 85 anos. Era professor titular de Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da UERJ e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Ele foi procurador do Estado do Rio de 1963 até 1978, quando se tornou desembargador do TJRJ pelo quinto constitucional, aposentando-se desse cargo em 1992.
O jurista escreveu inúmeros livros e sempre foi conhecido por sua importante contribuição ao Processo Civil. Dentre os seus trabalhos publicados estão: "O Novo Processo Civil Brasileiro", "Comentários ao Código de Processo Civil" e "Temas de Direito Processual Civil", tornando-se referência na área.
Atualmente Barbosa Moreira era patrono da Revista Eletrônica de Direito Processual.
Nascido no Rio de Janeiro em 17 de setembro de 1931, Barbosa Moreira costumava dizer em seus depoimentos que a atividade que mais lhe deu satisfação foi o magistério, sendo muito querido e respeitado no mundo acadêmico.
O corpo será velado neste domingo, a partir de 09h00, na capela 3 do cemitério São João Batista. O sepultamento será às 13h30.
Muito respeitosamente, o MPRJ presta condolências e os mais sinceros pêsames.
(Dados coletados diariamente)