Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Secretaria de Estado de Segurança (SESEG) deram início, nesta quarta-feira (07/06), a tratativas de compartilhamento de dados entre Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e a plataforma digital “MP em Mapas”/MPRJ.
A negociação para a integração de dados e informações de monitoramento de demandas da cidade aconteceu durante visita do procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, ao CICC, na Cidade Nova, no Centro do Rio.
O chefe do MPRJ, o subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal/MPRJ), promotora de Justiça Somaine Patrícia Cerruti Lisboa; a assessora da Ouvidoria do MPRJ, promotora de Justiça Georgea Marcovecchio Guerra; e o gerente do sistema “MP em Mapas”, Daniel Belchior, foram recepcionados pelo subsecretário de Comando e Controle, Rodrigo de Souza Alves, e o superintendente de Tecnologia da Informação e Comunicação, Rodrigo Xavier.
No encontro, os membros do MPRJ conheceram o Centro Integrado de Operações Coordenadas, o Gabinete de Gestão de Crises, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS) e as demais estruturas do CICC. também estavam presentes o superintendente do CICC, Rodrigo Tostes, e o coordenador do CIODS, Coronel Magalhães.
Para o procurador-geral de Justiça, a parceria entre o “MP em Mapas” e o Centro Integrado de Comando e Controle representará um imenso ganho para a sociedade e para os membros do MPRJ. "A qualificação e a transparência da informação permitem uma atuação mais dinâmica e efetiva por parte de promotores e procuradores de Justiça, além de garantir aos cidadãos acesso a dados relevantes de sua cidade", ressaltou.
O superintendente de Tecnologia da Informação e Comunicação do CICC salientou que a parceria entre as instituições é um passo importante no tratamento que deve ser dado à Segurança Pública. “Sempre que conseguimos concentrar informações e transmiti-las de forma transparente, a sociedade é beneficiada”, concluiu Rodrigo Xavier, que pretende visitar as instalações do MPRJ, para conhecer a extensão da plataforma digital e acertar o compartilhamento de dados.
(Dados coletados diariamente)