Notícia
Notícia
O Núcleo de Saúde Ocupacional do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) promoverá, no dia 16 de novembro, a campanha “Doação de Sangue – Doe Sangue. Compartilhe Vida”, em parceria com o Hemorio.
Das 13h às 17h, membros e servidores do MPRJ poderão fazer a doação. A campanha ocorrerá no 1º conjunto de sala multimídia, localizado no edifício sede das Procuradorias de Justiça.
Para doar é necessário apresentar documento oficial de identificação com foto (cédula de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira funcional ou de conselho profissional); encontrar-se em bom estado de saúde; ter entre 16 e 69 anos de idade; pesar, no mínimo, 50 Kg; e não estar em jejum. Deve, também, ser evitado, nas 4 horas que antecedem à doação, o consumo de alimentos gordurosos.
De acordo com o Hemorio, algumas situações impedem, provisoriamente, a doação. São elas: febre (acima de 37°C); gripe ou resfriado; gravidez atual ou recente (até 90 dias após parto normal e até 180 dias após cesariana); amamentação (até 1 ano após o parto); anemia; cirurgias; extração dentária (7 dias); tatuagem (1 ano); e transfusão de sangue (1 ano).
Durante a ação, a equipe do Hemorio fará entrevista clínica e prestará esclarecimentos.
(Dados coletados diariamente)