Notícia
Notícia
O Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ) e o Centro Internacional de Educação e Métodos de Monitoramento Financeiro da Federação da Rússia (ITMCFM) trabalham em um termo de cooperação técnica para o treinamento e a troca de experiências sobre educação em segurança financeira. O coordenador do GAECO/MPRJ, promotor de Justiça Fabio Corrêa, reuniu-se, na segunda-feira (29/04), com integrantes do ITMCFM, o cônsul da Rússia, Alexandr Alexandrovich, e a diretora-geral de Projetos em Educação, Irina Shilina, para discussão do tema.
O encontro foi mediado pela Superintendência-Geral de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio de convite da Coordenação Especial para a Federação da Rússia.
Na reunião realizada na cidade universitária, na Ilha do Governador, o especialista em investigação em criptoativos, Alexey Yurov, destacou que os crimes envolvendo moedas eletrônicas têm sido rastreados na Federação da Rússia com a tecnologia de Transparent Blockchain, atuando na coleta de informações de crimes como milícias, tráfico de drogas, apostas esportivas e terrorismo. Sobre o assunto, o coordenador do GAECO/MPRJ explicou a forma com que os promotores de Justiça da área criminal atuam na identificação e repressão ao crime organizado e às atividades ilícitas especializadas em todo o Estado. Fabio Corrêa ressaltou que o GAECO/MPRJ promove e acompanha investigações e intercâmbio de informações com órgãos de inteligência e investigação.
“Foi uma grande motivação para o ingresso da UFRJ como mediadora da pesquisa e educação em segurança financeira no Brasil, tendo em vista que o Rio de Janeiro pode assumir papel relevante neste cenário através de cooperação entre os órgãos e redes internacionais de inteligência e segurança financeira”, destacou o coordenador especial de Relações Internacionais com a Federação Russa da UFRJ, professor Fábio Krykhtine.
Também participaram o presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Federal, delegado Antônio Ordacgy; Venera Nazarenko (Chief Specialist of DCSE); Olesya Trishina (Chief Specialist of DCSE); e Marina Shemyakina (Head of the Center for Inter-Olympiad Training).
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)