Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), recebeu, nesta terça-feira (09/04), alunos da Escola Municipal Alexandre Farah, de Ricardo de Albuquerque, Zona Norte do Rio, para uma visita guiada à exposição “131 anos do Ministério Público no Rio de Janeiro”, no Corredor Cultural Promotor de Justiça Stênio Lutgardes Neves.
Os estudantes foram recebidos pela historiadora do CDM/MPRJ, Nayara Cristina dos Santos, e pelo arquivista responsável pela área técnica do Memorial, Deivson Sabadini. Na ocasião, eles descreveram a hierarquia de alguns cargos políticos, por meio de atividades interativas, explicaram a atuação do Ministério Público e o papel institucional do Centro de Memória.
Segundo a historiadora, é preciso que os jovens entendam com mais clareza o que o MP faz na sociedade. “Esse projeto tem como objetivo apresentar, de forma geral, a atuação do MP. Para isso, é importante que os estudantes entendam também a função do prefeito, do governador e do presidente da República. Então, a gente tem tentado adaptar as nossas dinâmicas para esclarecer esse funcionamento da sociedade, e, por consequência, levar os alunos a entenderem com mais clareza o que o MP faz e como eles podem recorrer à instituição”, afirmou.
No final da visitação, o arquivista do CDM, Kevyn Gonçalves, e a estagiária de Arquivologia Evelin Rosa realizaram uma simulação de recebimento de documentos históricos, por meio dos processos de higienização e acondicionamento com a ajuda de quatro alunos. O estudante do 9° ano Romário Silva considerou o passeio muito proveitoso, “Foi muito legal e interessante poder participar um pouco do trabalho dos historiadores e arquivistas, limpar os documentos e entender melhor o que é o Ministério Público”, disse o discente.
A exposição “131 anos do Ministério Público no Rio de Janeiro” encontra-se em exibição no Corredor Cultural Promotor de Justiça Stênio Lutgardes Neves (Praça Procurador-Geral de Justiça Hermano Odilon, 4º andar) e está aberta ao público. Se desejar agendar uma visita, entre em contato através do e-mail do Centro de Memória: memoria@mprj.mp.br
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)