Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), recebeu, nesta quinta-feira (14/03), alunos e professores da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, de Santa Cruz, para uma visita guiada à sua sede, como parte do Projeto Caminhos da Cidadania.
Iniciativa conjunta do MPRJ e do Museu Histórico Nacional, o Caminhos da Cidadania busca aumentar a participação da população – em especial a parcela jovem – nos projetos expositivos desenvolvidos por cada uma das entidades.
Recepcionados pela historiadora Nayara Cristina, a visita foi iniciada pela Ouvidoria-geral, apresentada como principal canal de comunicação entre a instituição e a população. Na sequência, visitaram a exposição "131 anos do Ministério Público no Rio de Janeiro" onde aprenderam maiores detalhes sobre a história do MP no Estado do Rio de Janeiro, os tipos de cargos existentes e a forma de ingresso na instituição.
Em seguida, os estudantes participaram de uma dinâmica que simula o processo de recebimento e tratamento de documentos históricos, mediada pelo arquivista responsável pelo CDM, Deivson Sabadini, e a estagiária de museologia, Mylena Felix. Com isso, puderam conhecer alguns dos procedimentos fundamentais na preservação do acervo da instituição.
"O MPRJ é mais conhecido do que era antigamente, mas ainda é muito desconhecido. E ninguém melhor que o adolescente ou o jovem adulto, para receber esse tipo de informação. Ele sabe qual é a equação de segundo grau, mas não sabe o que é Ministério Público. E na vida, o jovem vai usar muito mais o MPRJ", disse Márcio Klang.
As percepções de coordenador do Centro de Memória se confirmam nas palavras do jovem Ryan, de 13 anos. "Eu não sabia o que era Ministério Público até o dia de hoje", diz o estudante, atualmente no oitavo ano do ensino fundamental. "Acredito que vamos sair daqui com uma noção melhor sobre como o MPRJ atua, e sobre como podemos acioná-lo para buscar nossos direitos", finaliza o jovem.
Depois da visita ao MPRJ, os estudantes se dirigiram ao Museu Histórico Nacional para dar sequência ao circuito, que inclui conversas com profissionais especializados e visita a exposições.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)