NoticiasDetalhe

Notícia

Ouvidoria
Ouvidoria Itinerante do MPRJ participará da 11ª Caminhada pela Conscientização do Autismo
Publicado em Wed Apr 03 17:14:04 GMT 2024 - Atualizado em Wed Apr 03 16:28:20 GMT 2024

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Ouvidoria Itinerante, participará, na manhã de domingo (07/04), da 11ª Caminhada pela Conscientização do Autismo, que acontecerá na Praia do Leblon, na Avenida Delfim Moreira, altura do Posto 12. O evento, que terá início às 09h, contará com as presenças dos pais de autistas e seus filhos, em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo (02/04). instituído pela ONU. O objetivo principal da caminhada é a conscientização da sociedade para o autismo, caracterizado por uma alteração no desenvolvimento cerebral que causa mudanças na comunicação social e comportamentos repetitivos e estereotipados. Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma em cada 100 crianças no mundo tem autismo. No Brasil, a estimativa é de que dois milhões de pessoas possuam algum grau do transtorno.

São inúmeras as queixas de pais de autistas no que tange a matrícula de seus filhos, educação inclusiva, mediação escolar e atendimento educacional especializado que lhes são negados, tanto no ambiente público quanto no privado. A presença no MPRJ na caminhada, além de aproximar a instituição da sociedade, é também uma grande oportunidade para o MPRJ receber comunicações, prestar orientação e dar o devido encaminhamento às reclamações da população, nas mais variadas áreas. As manifestações serão encaminhadas aos respectivos Centros de Apoio do MPRJ, para que sejam transformadas em ações e projetos que atendam às demandas de inclusão.

“O autismo é uma luta e uma vitória diária para as famílias atípicas. E a presença da Ouvidoria Itinerante demonstra o compromisso que o MPRJ tem com a inclusão desses indivíduos na sociedade, promovendo a conscientização e a visibilidade para a luta dessas famílias. Levando informação sobre o trabalho desenvolvido pela instituição e oferecendo in loco o serviço da Ouvidoria para que demandas sejam direcionadas às promotorias. Acreditamos no reconhecimento do potencial das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e que a sociedade precisa celebrar a neurodiversidade, enfrentando estereótipos, mitos e estigmas. Para, dessa forma, sermos capazes de construir uma sociedade mais compreensiva, solidária, inclusiva e equitativa. Nosso compromisso é com a inclusão!”, afirma o ouvidor do MPRJ, Augusto Vianna.

Por MPRJ

mprj
autismo
institucional
ouvidoria itinerante
caminhada
evento
57 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar