Notícia
Notícia
Promotores de Justiça de Tutela Coletiva de Nova Friburgo reuniram-se nesta sexta-feira (22/03) com representantes da Defesa Civil, da Procuradoria Geral do Município (PGM) e da Secretaria Municipal de Assistência Social para discutir ações estratégicas de preparação da cidade para os fortes temporais previstos para ocorrerem até domingo (24/03). O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de "grande perigo" a partir desta sexta-feira (22/03).
Na reunião, os promotores de Justiça Claudia Canto Condack e José Alexandre Maximino Mota foram informados sobre as ações adotadas no município, relacionadas à prevenção e preparação para os eventos climáticos. Dentre elas, foram destacadas a revisão e colocação de novas placas em rotas de fuga; ampliação de pontos de apoio emergencial; preparação prévia (mantimentos/insumos) dos pontos de apoio; disponibilização de viaturas e coletivos para acessar os pontos de apoio.
Também foi informada a realização de reunião com o Governo Federal e Estadual, para sinalizar a eventual necessidade de incremento no apoio assistencial; cancelamento de eventos públicos no fim de semana, com indução de medidas análogas para a iniciativa privada; pessoal de apoio em escala extra, ampliando o efetivo; aumento e aprimoramento na interlocução com as lideranças comunitárias; preparação e divulgação, no âmbito de plano de comunicação, de cartilhas e material contendo informações claras sobre as áreas de risco, rotas de fuga e pontos de apoio.
Por fim, há intenção da criação de um gabinete de crise caso as circunstâncias e consequências das chuvas se agravem sobremaneira no município. Além dos membros do MPRJ, participaram da reunião o secretário de Defesa Civil, Evi Gomes; a secretária de Assistência Social, Nicolle Cipriano; o procurador-geral do município, Joao Paulo Figueiró e o tenente Luciano.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)