Notícia
Notícia
Foi realizado, nesta terça-feira (12/12), o encerramento do curso "A Atuação das Guardas Municipais na Segurança Pública Municipal”, promovido pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) para qualificar guardas municipais das cidades de Rio Bonito, Mesquita, Japeri, Miguel Pereira, Três Rios e Vassouras. Organizado pela Coordenadoria-Geral de Segurança Pública (COGESP/MPRJ) e pelo Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), o curso foi dividido em oito aulas, que abordaram temas como patrulhamento em áreas turísticas, proteção ao idoso, abuso de autoridade, apreensão de adolescentes, entre outros. Nesta última aula, o coronel Gilson Chagas, assessor da COGESP, falou sobre a “Atribuição das Guardas Municipais no cenário da Segurança Pública".
O vice-diretor do IERBB, Alexandre Joppert, falou sobre a importância do curso e do trabalho das guardas municipais como um todo. “Todos nós sabemos que vivemos em uma federação. Existem os estados, mas as pessoas vivem nas cidades. A segurança pública começa, necessariamente, com uma guarda municipal preparada. Ficamos muitos felizes que esse curso tenha, de alguma forma, engrandecido a formação profissional de vocês, para que possam continuar, cada vez mais, contribuindo para a segurança e bem-estar da sociedade”, ressaltou.
Também participaram do encerramento do curso o chefe de gabinete do MPRJ, David Faria, representando o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, e o coordenador do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) e subcoordenador da COGESP/MPRJ, Fabio Corrêa.
“É um prazer receber os guardas municipais que finalizam hoje esse ciclo de estudos no IERBB. O Ministério Público tem uma missão constitucional vocacionada, em sua grande parte, para a segurança pública e esta não reflete apenas o lado criminal da atuação do MP. A guarda municipal é de extrema importância nessa seara da segurança e um olhar diferenciado dos agentes da guarda municipal em sua área de atuação, como na segurança escolar, de bens, entre outros, pode contribuir muito para que outros setores possam agir em prol da coletividade, se forem reportados daquilo que foi observado pela guarda municipal”, disse David Faria.
Ao final, os cerca de 50 participantes receberam o certificado de conclusão do curso.
“Esse é um evento de suma importância, que traz capacitação profissional aos integrantes do sistema público de segurança como um todo. Além de garantir o direito à mobilidade dos cidadãos, colaborar na prevenção de riscos e danos, vocês também são uma importante fonte de conhecimento, transmitindo informações de inteligência para gestão da segurança pública. Sintam-se muito honrados em receber esse certificado, a Coordenadoria-Geral de Segurança Pública parabeniza a todos, mais uma vez, por essa disponibilidade de prestar serviço ao público e pelo empenho e sensibilidade em tornarem-se melhores profissionais”, afirmou Fabio Corrêa.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)