Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), recebeu, nesta quarta-feira (25/10), alunos do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch, de Santa Teresa, para uma visita guiada à sua sede. O passeio é parte do projeto Calçada da Cidadania, uma iniciativa conjunta do MPRJ com a OAB-RJ, o IAB e a Defensoria Pública, que tem como objetivo apresentar o sistema judicial para estudantes do ensino médio e fundamental.
Os alunos foram recebidos pelos procuradores de Justiça Marcio Klang, coordenador do CDM/MPRJ, e Patrícia Carvão, coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH/MPRJ), que explicaram o funcionamento do Ministério Público e a sua importância dentro do sistema de Justiça, apresentando algumas formas de atuação para atender e prestar serviços à população.
"Para que o Sistema de Justiça funcione adequadamente, é crucial que existam agentes atuantes, e o Ministério Público é um desses protagonistas, envolvendo-se em diversas áreas como meio ambiente, nos casos de violência doméstica contra mulher, contra crianças, na esfera da infância e juventude, pessoas com deficiência e idosos", observou Klang.
Patrícia Carvão destacou a relevância do projeto para a formação dos alunos. " O tempo é curto para passar muitas informações. Mas tentamos dar um panorama rápido do sistema de Justiça e falar um pouco sobre a pluralidade da atuação do Ministério Público, despertando a curiosidade de cada um deles para a figura do Promotor de Justiça, associada por vários deles à área penal. Falar de cidadania e sobre direitos e deveres é uma pauta que, com certeza, contribui para a formação dos estudantes", disse a procuradora
Os alunos também participaram de uma simulação de recebimento de documentos históricos com o arquivista do CDM/MPRJ, Deivson Sabadini, realizando a higienização e acondicionamento de alguns itens documentais. Durante a atividade, enfatizou-se a importância da preservação da memória institucional por meio da gestão de acervos.
O professor de Ciências Francisco de Assis Rodrigues Junior, que acompanhou o passeio, considerou a visita à sede do MPRJ muito proveitosa para os alunos. “É a primeira oportunidade dos alunos aqui na Calçada da Cidadania, e é uma oportunidade única que completa a função da escola na formação cidadã de nossos estudantes”, observou.
Calçada da Cidadania
As escolas interessadas em participar do projeto Calçada da Cidadania podem entrar em contato através do telefone (21) 99352-8197 ou do e-mail: calçadadacidadania2023@gmail.com
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)