Notícia
Notícia
Membros do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e da Polícia Civil (PCERJ) reuniram-se, na manhã desta terça-feira (03/10), para alinhar os trabalhos das ações que serão realizadas para combater o tráfico de drogas no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. Ficou estabelecido que Ministério Público e Polícia Civil do Estado do Rio vão atuar em conjunto para aprofundar as investigações a respeito de um grupo de traficantes que utilizam táticas de guerrilha em treinamento dentro da comunidade.
“Importante ressaltar que as investigações estão sendo conduzidas de forma integrada, para não comprometer a efetividade dos trabalhos, que seguem de maneira satisfatória, com vistas a resultados positivos para a população local”, destacou o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial da área Ilha do Governador e Bonsucesso, promotor de Justiça Fernando Cury Goyano Bastos.
Na oportunidade, promotores e delegados também traçaram uma linha de atuação para novas possíveis investigações sobre o tráfico de drogas na região. Chefe do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC), o delegado Maurício Mendonça de Carvalho destacou a importância da atuação conjunta da Polícia e do Ministério Público. “O objetivo é alinhar as ações, para que sejam mais eficientes possíveis, trazendo os melhores resultados para a sociedade”, disse.
Os membros do MPRJ também pontuaram a importância do cumprimento das determinações oriundas da ADPF-635. O MPRJ, por meio do Grupo Temático Temporário criado pela Resolução GPGJ nº 2.411/21 (GTT – ADPF 635/MPRJ), acompanha o cumprimento dessas determinações, sendo responsável pelo plantão para recebimento das comunicações das operações policiais. O grupo conta com o suporte operacional e técnico de estruturas internas do MPRJ, como a Coordenadoria-Geral de Segurança Pública (COGESP), os Centros de Apoio Operacional, a Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana, o Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), a Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e setores de gestão da informação e processamento de dados institucionais.
Participaram da reunião os promotores de Justiça Alexandre Themístocles, da COGESP/MPRJ; Fabio Corrêa, coordenador do GAECO/MPRJ; Eduardo Campos, coordenador da CSI/MPRJ; Tiago Véras e Adriana Lucas Medeiros, coordenador e assistente do GTT – ADPF 635/MPRJ; e Sauvei Lai, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial da área Ilha do Governador e Bonsucesso.
Pela Polícia Civil participaram os delegados Álvaro de Oliveira Gomes, Rafael Antônio Gomes Rangel Júnior, Fabio Craveiro Lima, Gustavo Rodrigues Ribeiro, Roberto Lisandro Leão, e Gustavo Rodrigues Ribeiro.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)