Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Capital, participou, na terça-feira (26/09), de uma reunião da Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) de Combate e Prevenção à Tuberculose, HIV e Diabetes. Durante os debates, o promotor de Justiça Tiago Joffily pontou a grande incidência da tuberculose no sistema prisional.
Para o promotor, a tuberculose, na saúde prisional, talvez seja o principal desafio que o Estado deve enfrentar. Segundo ele, essa é a segunda estrutura onde mais há incidência de casos de tuberculose no Estado, perdendo apenas para a cidade do Rio de Janeiro. O sistema prisional detém 12,5% dos casos, e em terceiro lugar vem Duque de Caxias, com 5%.
“É possível dizer que o problema da tuberculose no cárcere não é específico ou exclusivo da prisão. Ele é o problema da tuberculose no Estado do Rio de Janeiro. Sem enfrentarmos a tuberculose na prisão, não vamos conseguir avançar no enfrentamento no Estado”, afirmou Joffily. Segundo dados da Fiocruz, a tuberculose ocorre 35 vezes mais frequentemente nas prisões do que fora dela, as pessoas morrem 11 vezes mais por tuberculose nas prisões do que na população livre, e 20 % de todos os casos de morte de causas naturais nas prisões estão associados à ocorrência de tuberculose. “Esses números, por si só, já chocam. Se levarmos em consideração que somente 40% dos casos comunicados são efetivamente diagnosticados por meio de teste confiável, e apenas 20% deles foram testados da forma mais precisa, percebemos que o cenário ainda é mais crítico do que o apresentado. Reparamos um descaso em relação à população prisional. E, sem uma política de saúde séria nesses lugares, não vamos conseguir combater o problema” pontuou Joffily.
Participaram da reunião a presidente da Frente Parlamentar, deputada Martha Rocha, o subsecretário estadual da Secretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sérgio; e o deputado Tande Vieira.
A gravação da audiência está disponível neste link.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)