Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO/MPRJ), e em parceria com a Caixa de Assistência (CAMPERJ), visando ao cuidado da saúde mental de seus integrantes, deu início à produção de vídeos com ênfase na desmistificação deste tema. O objetivo é torná-lo mais acessível, para que todos possam lidar de forma adequada com essa delicada questão, que tanto aflige a sociedade atual. O projeto “Saúde Mental no MPRJ”, de cunho psicoeducacional, promoverá ações multidisciplinares de prevenção e promoção de saúde mental, tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida de servidores e membros da Instituição.
Com a presença do procurador-geral de Justuça, Luciano Mattos, o médico psiquiatra Ervin Cotrik, contratado pela CAMPERJ, gravou, na quinta-feira (14/09), no estúdio da Coordenadoria de Comunicação (CODCOM/MPRJ), vídeos educacionais de combate à desinformação e ao preconceito contra o tratamento de transtornos mentais. O material será divulgado nos portais e redes sociais do MPRJ e da Camperj, e nas TVs Corporativas distribuídas pelas dependências das Instituições. “O Brasil é o país com o maior número de casos de ansiedade no mundo e o segundo em casos de transtornos depressivos. Também temos a temática do burnout, que está diretamente relacionada a situações de trabalho. Muitos desses casos poderiam ser prevenidos se as pessoas tivessem acesso à informação e aos tratamentos adequados”, explica o médico.
Além dos vídeos, está em desenvolvimento uma cartilha com esclarecimentos sobre temas pertinentes à saúde mental, que será disponibilizada para os servidores da Instituição, além dos beneficários da CAMPERJ. “O objetivo da cartilha é dar capilaridade ao tema. É um material que atingirá muitas pessoas porque o servidor poderá levá-lo para casa. O nosso intuito é que, através da psicoeducação, as pessoas aprendam a se conhecer, aprendam a identificar um indicativo da necessidade de tratamento e passem a buscar ajuda. É uma união de forças entre CAMPERJ e MPRJ em prol da saúde mental dos nossos servidores”, comenta o subprocurador-geral de Justiça de Administração e presidente da CAMPERJ, Eduardo Lima Neto.
PGJ Luciano Mattos é o representante do CNPG na temática da Saúde Mental
No ano passado, o procurador-geral de Justiça Luciano Mattos foi eleito o representante do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) na temática da saúde mental. Desde então, o debate sobre o tema tem se fortalecido no MP. “Nas reuniões do CNPG nós temos recorrentemente debatido sobre saúde mental. É um assunto que preocupa a sociedade como um todo e o Ministério Público também. Então, o MPRJ decidiu se dedicar ao tema e investir no projeto ‘Saúde Mental no MPRJ’. Com esta ação, pretendemos assumir um importante papel na concretização de uma cultura organizacional de prevenção, proteção e promoção de saúde e qualidade de vida para os trabalhadores da Instituição”, conclui Luciano Mattos.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)