Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou das atividades que marcaram a Semana de Prevenção de Violência nas Escolas do município de Rio das Flores, na região do Médio Paraíba. Na terça e quarta-feiras (22 e 23/08), a promotora de Justiça Gabriela Brandt, titular da Promotoria de Rio das Flores, visitou duas escolas municipais e conversou com os alunos sobre a atuação do Ministério Público na defesa do Direito de crianças e adolescentes e sobre a cultura de paz nas escolas.
Tiveram palestras quatro turmas de alunos das escolas municipais Santa Tereza e da Nephtalina Carvalho Ávila, nos turnos da manhã, tarde e noite. A promotoria abordou o papel do MP como defensor dos interesses de diferentes grupos, a importância do combate à violência no contexto escolar, condutas que caracterizam bullying e ciberbullying, entre outros assuntos. A promotora de Justiça Gabriela Brandt avalia que a prevenção de violência nas unidades escolares envolve medidas como palestras e atividades que abordem temas referentes ao respeito mútuo, à valorização das diferenças, à empatia e à comunicação não violenta, visando à criação de um ambiente inclusivo e seguro para os estudantes.
"A participação direta do Ministério Público, como defensor dos direitos de crianças e adolescentes, em ações voltadas à conscientização sobre a importância do combate de todos os tipos de violência e constrangimentos, bem como das consequências desses atos no ambiente escolar, contribui para o fortalecimento da cultura da paz nas escolas. E, como resultado, em todos os ambientes em que esses alunos estejam inseridos", comentou a promotora.
Também visitaram as escolas da rede municipal representantes da Polícia Militar, da Secretaria Municipal de Saúde e da rede de Assistência Social, como parte das atividades da semana. Já os responsáveis por alunos puderam ouvir integrantes do Conselho Tutelar.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)