Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Coordenadoria de Promoção dos Direitos das Vítimas (CDV/MPRJ), deu início, nesta terça-feira (01/08), ao curso Tecendo Redes, sobre os Direitos das Vítimas. Esse é o primeiro curso específico sobre a temática, voltado para os profissionais que atuam na rede do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) do Município do Rio de Janeiro. O objetivo é formar um fluxo de atendimento às vítimas, com apoio da equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio às Vítimas (NAV/MPRJ). As próximas aulas serão realizadas nos dias 08/08 e 15/08, sempre das 13h às 17h30.
A coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH), procuradora de Justiça Patrícia Carvão, abriu o primeiro encontro explicando que o NAV/MPRJ conta com uma equipe capacitada para proteger e garantir apoio humanizado às vítimas de infrações penais, atos infracionais, desastres naturais, calamidades públicas e graves violações de Direitos Humanos, e de seus familiares. “Esperamos que vocês possam contribuir para o nosso trabalho de cuidado com as vítimas”, destacou.
Antes de dar início à dinâmica do curso, a coordenadora de Promoção dos Direitos das Vítimas, procuradora de Justiça Patricia Mothé Glioche Béze, falou sobre a perspectiva do encontro: contribuir para a construção do debate sobre direitos das vítimas na rede de serviços socioassistenciais; promover a integração dos serviços que atuam sobre a temática dos direitos das vítimas de criminalidade no Rio de Janeiro; e construir um mapeamento da rede de atendimentos das vítimas no território. “Ninguém aqui tem a pretensão de dar conta de todo o problema. O que propomos é uma troca, em busca de avanços”, ressaltou.
A troca de vivências também foi enaltecida pela pedagoga do CREAS Professora Aldaíza Sposati, Vivian Pacheco. “Além do aprendizado, a capacitação vai nos proporcionar entender o outro lado, ter mais proximidade com a equipe, fazer os encaminhamos e entender melhor os ofícios”, disse.
O Tecendo Redes foi idealizado pela CDV/MPRJ e começou com a capacitação de profissionais do CREAS, que é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Para elaborar o curso, voltado para os profissionais de Assistência Social, a CDV/MPRJ realizou diversas reuniões com representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O curso será estendido aos profissionais de Saúde, que também compõem a rede de atendimento às vítimas.
Nos próximos dias serão debatidos temas como serviço social, psicologia, violência doméstica, importância da rede – diagnóstico e oficina de construção da rede. Pelo MPRJ participaram a assistente social Meimei Oliveira e as assessoras da área Jurídica da CDV/MPRJ e do NAV/MPRJ, Renata Cordeiro e Paloma Caneca.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)