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A Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Ouvidoria/MPRJ) montou uma base na saída da estação de metrô Cardeal Arcoverde, em Copacabana, nesta quinta-feira (25/05), para prestar atendimento à população que passa por ali e deseja registrar denúncias, fazer pedidos de informações ou queixas diversas. A iniciativa integra o projeto 'Ouvidoria Itinerante', que reúne em um mesmo lugar diferentes órgãos e serviços, com objetivo de fortalecer o diálogo com a sociedade, apresentar as funções dos órgãos públicos e divulgar as ouvidorias como instrumento de participação social.
Desta vez o evento itinerante foi mobilizado pelo CRECI-RJ e reuniu 17 órgãos e entidades. A variedade de serviços oferecidos incluiu denúncias ao MPRJ, aplicação de vacinas, registro de queixas sobre serviços de transporte, serviços de advocacia, informações sobre o imposto de renda, entre outros. A escolha do local foi estratégica pois por ali passam diariamente milhares de trabalhadores de diferentes regiões do Rio.
Ouvidor do MPRJ, o procurador de Justiça Augusto Vianna Lopes ressaltou a importância de as ouvidorias se mostrarem mais presentes, lembrando que a pandemia interrompeu esse contato mais próximo do cidadão. "É um momento de prestação de vários serviços e de reencontro. Um momento crucial para a sociedade do Estado do Rio, em que as ouvidorias estão voltando para a rua, para ouvir a população e prestar o seu serviço", disse Augusto.
Esse modelo itinerante permite chegar em pessoas que talvez não soubessem como acessar os serviços oferecidos, destacou o ouvidor-geral da OAB-RJ, Carlos Henrique de Carvalho. "Achamos muito importante essa integração com as ouvidorias para a troca de experiências, de casos, de métodos, para podermos elaborar juntos políticas de acolhimentos de opiniões e demandas da sociedade. Esses eventos que congregam todo mundo são fundamentais para que a gente possa estar mais ligado com o povo e fazer uma busca ativa dessas informações", observou.
A ouvidora do CRECI-RJ, Márcia Nascimento, pontuou que o principal objetivo é dar voz ao cidadão na participação social. "Ressalto que as Ouvidorias presentes no evento se dedicam literalmente em ações como essa, cujo objetivo é informar e prestar um atendimento de qualidade à sociedade", disse Márcia.
Também estiveram presentes os ouvidores da Prefeitura do Rio, da Agetransp, do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), do Degase, do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), da Fundação Leão XIII, da Junta Comercial do Estado, do Movimento Ouvidores em Ação, da Associação Brasileira de Ouvidores-RJ e da Companhia Estadual de Engenharia de Transporte e Logística.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)