NoticiasDetalhe

Notícia

Infância e Juventude
MPRJ participa da 12ª Caminhada da Adoção, na orla de Copacabana, e divulga projeto sobre busca ativa
Publicado em Sun May 21 18:32:34 GMT 2023 - Atualizado em Sun May 21 18:32:29 GMT 2023

A 12ª Caminhada da Adoção reuniu centenas de pessoas neste domingo (21/05), na praia de Copacabana, na Zona Sul. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) esteve presente mais uma vez para sensibilizar a sociedade e chamar a atenção para o tema. A caminhada antecede o Dia Nacional da Adoção, comemorado em 25 de maio.

“Através da adoção é possível garantir a convivência das crianças e adolescentes com uma família que possa dar a elas todos os direitos, pleno desenvolvimento, amor e carinho. O Ministério Público tem o programa Quero uma família, que realiza a busca ativa de crianças e adolescentes aptos à adoção, mas que ainda não foram adotados e se encontram em instituições de acolhimento aguardando habilitados interessados. Um exemplo é a adoção tardia, que é mais difícil de ocorrer. Esse programa é uma importante ferramenta desenvolvida pelo MP do Rio, que, após a consulta ao Cadastro Nacional, proporciona a busca e aproximação entre interessados habilitados, e estas crianças e adolescentes que ainda não foram adotados, para iniciarem todo o processo, com visitação, posteriormente estágio de convivência, e chegar ao final feliz que todos nós desejamos no fim do processo” ressalta a promotora de Justiça Aline Carvalho dos Santos, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude - Matéria Não Infracional.  

O evento é promovido anualmente pela Frente Parlamentar em Defesa da Família, da Adoção e da Primeira Infância, que tem como presidente a deputada estadual Jucelia Oliveira Freitas, a Tia Ju; e conta com o apoio de vários parceiros. Além do MPRJ, participaram da caminhada o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), a Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) da OAB/RJ, a associação civil Quintal de Ana, o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), entre outros. A atriz Aline Wirley e o marido, o também ator Igor Rickli, que já são pais de Antônio, de oito anos, estão na fila para adotar uma criança e participaram do evento, assim como outras famílias. Os professores Osvaldo Maffei Junior e Carlos Henrique Braga adotaram os irmãos Aylla, de dois anos, e Victor Hugo, de cinco.

“Nossa família agora está completa. Deu uma reviravolta, mudou tudo, principalmente a rotina. É um desafio diário, mas o afeto, o carinho e o amor que eu tenho pelo meu marido e pelas crianças faz tudo valer a pena. Também faz toda a diferença frequentar os grupos de apoio à adoção porque lá encontramos pessoas com o mesmo propósito e, principalmente, informação”, disse Osvaldo.

O procurador de Justiça Sávio Renato Bittencourt destaca a importância da caminhada: “Esse é um evento que coloca a adoção na pauta da sociedade e celebra a família adotiva, muitas vezes negligenciada. As pessoas precisam entender que as famílias adotivas precisam do apoio público, do apoio da sociedade civil, porque estão em uma fase de adaptação que requer cuidados. Além de pensar no encontro, é preciso pensar em políticas para o pós-encontro, de sustentação dessas crianças e adolescentes com as famílias. O MP estar aqui é fundamental”, afirmou Sávio Renato Bittencourt.

Quero uma família  

Desde 2016, o MPRJ possui o projeto “Quero uma Família”, criado para auxiliar crianças e adolescentes acolhidos, e sem perspectivas iniciais de serem adotados, a encontrarem uma família. O sistema de busca ativa é voltado essencialmente à busca de famílias para as crianças e adolescentes acolhidos que se encontram em condições de serem adotados (orfandade, pais desconhecidos, destituição do poder familiar transitada em julgado ou decisão liminar determinando a colocação em família substituta) sem que tenham encontrado habilitados interessados em sua adoção, após consulta ao Cadastro Nacional de Adoção (CNA).

Por MPRJ
 

infância e juventude
acolhimento
adoção
caminhada da adoção
sistema nacional de adoção
143 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar