NoticiasDetalhe

Notícia

Idoso e Pessoa c/Deficiência
MPRJ reunirá gestores municipais de todo o Estado em evento para discutir política pública de cuidados para a pessoa idosa
Publicado em Mon May 15 13:44:41 GMT 2023 - Atualizado em Mon May 15 13:39:11 GMT 2023

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (CAO Idoso/MPRJ), reunirá, na sexta-feira (19/05), de 9h30 às 12h30, no auditório do MPRJ, secretários e gestores públicos de municípios de todo o Estado em evento que discutirá a política de cuidados para a pessoa idosa. Serão apresentados projetos e práticas bem sucedidas, haverá palestras para aperfeiçoamento e debate entre os gestores.

"Chamamos todos os municípios para falar sobre suas práticas e para conhecerem outras iniciativas. A ideia é que isso ajude a implementar em seus territórios os serviços socioassistenciais necessários para melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa e para evitar que vivenciem situações de violência. As três secretarias estaduais que atuam na área foram convidadas, justamente para coordenar e dar orientações aos municípios sobre a implementação desses serviços", disse a coordenadora do CAO Pessoa Idosa, Cristiane Branquinho.

Para se ter uma ideia do alcance desse problema, o MPRJ recebeu, via Ouvidoria/MPRJ, de janeiro até o início de abril,  545 comunicações relatando algum tipo de violência contra a pessoa idosa. A maior parte dos relatos é de negligência, seguido por violência psicológica, abuso financeiro e violência física. Em 2022 foram 2.145 comunicações. O MPRJ também recebeu, nos três primeiros meses deste ano, 68 notícias de ocorrências que violam coletivamente direitos dos idosos. São casos que envolvem falta de acessibilidade, gratuidade no transporte coletivo, problemas em entidades de atendimento, falhas em prestação do serviço de saúde, entre outras. "Isso mostra que é preciso enfrentar este problema com ações afirmativas, sem tardar, lançar luz para uma questão que se agrava com o passar do tempo justamente diante da ausência de políticas públicas para a população idosa", pontua Cristiane Branquinho.

A abertura desse debate sobre políticas públicas será feita pela coordenadora da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Ana Amélia Camarano, e pela médica integrante da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Vilma Camara.

Em seguida, no campo das práticas exitosas, o MPRJ trará ao evento três políticas distintas para apresentar no evento. O programa Maior Cuidado, de Belo Horizonte (MG), será detalhado por Karla Giacomin, coordenadora da Frente Nacional de Fortalecimento às ILPIs (FNILPI). A coordenadora do Centro de Atendimento Para Pessoas Idosas com Alzheimer no Município de Volta Redonda, Danielle Freire, abordará a importância do Centro-Dia para pessoas idosas e seus familiares. E o pesquisador da Escola Politécnica de Saúde (Fiocruz), Daniel Groisman, terá como tema de sua palestra "a qualificação como estratégia para a promoção de cuidados: relato de experiências".

Por fim, serão realizados os debates entre os presentes. O evento será presencial, mas terá transmissão ao vivo através do canal do IERBB/MPRJ no Youtube.

Por MPRJ

mprj
políticas públicas
cao idoso e pessoa com deficiência mprj
evento
150 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar