NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ recebe visita do procurador-geral de Buenos Aires e firma convênio para combater crimes cibernéticos
Publicado em Mon Apr 17 20:36:26 GMT 2023 - Atualizado em Mon Apr 17 20:34:32 GMT 2023

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu, na tarde desta segunda-feira (17/04), a visita do procurador-geral da Cidade Autônoma de Buenos Aires, na Argentina, Juan Bautista Mahiques, e da chefe de gabinete do Gabinete de Relações Internacionais, Eliana Belén Ramirez. Durante o encontro com o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, foi assinado um convênio entre o MPRJ e o Ministério Público Fiscal da Cidade Autônoma de Buenos Aires para a cooperação e promoção de atividades de capacitação e troca de experiências no que diz respeito à cibercriminalidade e evidência digital. Além de conferências, seminários, oficinas e encontros acadêmicos, o convênio permite o intercâmbio regular de informações.    

Luciano Mattos ressaltou que ficou honrado com a visita e destacou a importância da troca de experiências: “O diálogo entre as instituições é fundamental para aprimorar a atuação ministerial perante os problemas que enfrentamos. Cada país tem a sua peculiaridade, mas temos problemas comuns e as experiências de cada Ministério Público, seja no Brasil ou no exterior, permitirá uma melhor atuação de seus membros”, disse o PGJ, que também afirmou já ter agendado reuniões com promotores de outros países da América do Sul.

Acompanhados pelo chefe de gabinete do MPRJ, promotor de Justiça David Francisco de Faria, Juan Bautista Mahiques e Eliana Belén Ramirez estiveram na Sala de Sessões dos Órgãos Colegiados, no Edifício das Procuradorias de Justiça. Em seguida, foram recebidos pelo assessor da Secretaria-Geral de Planejamento Institucional, Sidney Rosa, e puderam conhecer as estruturas internas e as ferramentas inovadoras de gestão e de informação desenvolvidas pela Gerência de Análise, Diagnóstico e Geoprocessamento (GADG/MPRJ). Entre elas o Parquet Digital, uma plataforma de uso interno que utiliza sofisticados recursos de programação para auxiliar na gestão dos procedimentos em andamento em cada Promotoria de Justiça.

A visita institucional prosseguiu pela Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), onde o promotor de Justiça Eduardo Rodrigues Campos, coordenador de Segurança e Inteligência, explicou o funcionamento da estrutura. No Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), Juan Bautista Mahiques e Eliana Belén Ramirez foram recepcionados pelo diretor do IERBB/MPRJ, Leandro Navega, e pelo vice-diretor, Alexandre Couto Joppert, e conheceram a biblioteca e as salas onde são realizadas as aulas.  

"Falo na qualidade de procurador-geral da Cidade Autônoma de Buenos Aires e o faço também como presidente da associação internacional de promotores. O Brasil é um país estratégico, o Rio de Janeiro um estado relevante e conhecer o trabalho do Ministério Público é uma oportunidade única. Aprendi muito com as informações que me foram passadas hoje e acredito que teremos muito a compartilhar", afirmou Juan Bautista Mahiques.

Por MPRJ

mprj
institucional
visita
buenos aires
269 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar