Notícia
Notícia
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) participa, a partir de uma determinação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), da campanha de iniciativa popular Abril Verde, criada com o objetivo de promover uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
O Abril Verde é o mês dedicado a discutir, com toda a sociedade, a saúde, a segurança e a prevenção de riscos no meio ambiente do trabalho. Para tanto, as instituições participantes da iniciativa realizarão ações que buscam estimular a promoção de um meio ambiente de trabalho mais saudável através da precaução de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.
A cor, que representa a segurança, foi atribuída ao mês pela Organização Internacional do Trabalho em razão do dia 28, Dia Mundial e Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. Outra data importante em relação ao tema é o dia 7, celebrado pela Organização Mundial da Saúde como o Dia Mundial da Saúde.
De acordo com dados disponíveis no Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido pelo MPT em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no estado do Rio de Janeiro ocorreram, entre 2002 e 2020, 790.785 acidentes de trabalho. Além disso, o Brasil registrou, nos últimos sete anos, 4,5 milhões de acidentes de trabalho, dos quais 16.900 fatais, tendo sido gastos, nesse período, R$ 80,2 bilhões pela Previdência Social com benefícios acidentários. Atualmente, o Brasil encontra-se em 4º lugar no ranking de países com maiores índices de ocorrência de acidentes de trabalho.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)