Notícia
Notícia
Em quatro meses, o ponto fixo para descarte de objetos recicláveis e não-recicláveis do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recolheu mais de seis toneladas de material reciclável. O Ecoponto está instalado no estacionamento descoberto do complexo-sede, no Centro, e é frequentemente utilizado por membros, servidores, estagiários e colabores da instituição.
O material será recolhido por cooperativas de catadores que foram selecionadas por um Chamamento Público realizado pelo Núcleo de Sustentabilidade (NSU/MPRJ). “Nossos registros mensais apontam um expressivo crescimento no volume de itens depositados em nosso Ecoponto, sinal de que estamos conseguindo sensibilizar nosso público interno e externo para um descarte mais consciente dos materiais’, avaliou Ronaldo Bello Guimarães, secretário de logística do MPRJ.
Papel e papelão lideram o ranking de material descartado, com 5.228,45kg recolhidos entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023. Somados a 618,29kg de plástico; 271,9 de outros materiais; 48,9kg de eletrônicos; 8,7kg de tampinhas de garrafa; e 9,6kg de cápsulas de café.
O local foi inaugurado em setembro de 2022, e recebe resíduos de papel, papelão, plástico, isopor, metal, alumínio, ferro e vidro. Além desses materiais, o ponto também coleta esponjas, tampas de garrafas, cápsulas de café e pilhas eletrônicas.
Um convênio firmado com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro possibilitou a destinação de seus materiais recicláveis no Ecoponto do MPRJ de forma a beneficiar, ainda mais, as cooperativas de catadores.
A iniciativa do NSU/MPRJ contou com o apoio da Secretaria-Geral do MPRJ. O MPRJ é signatário da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente desde 2015, quando obteve seu certificado de adesão, e vem mantendo, desde então, o Selo de Monitoramento.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)