NoticiasDetalhe

Notícia

Infância e Juventude
MPRJ acompanha lançamento da campanha para localização de crianças desaparecidas
Publicado em Wed Mar 29 19:04:26 GMT 2023 - Atualizado em Tue Apr 11 14:16:59 GMT 2023

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH), participou, nesta quarta-feira (29/03), na sede da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), do lançamento do novo cartaz de divulgação com fotos de crianças e adolescentes desaparecidos, junto ao Programa SOS Crianças Desaparecidas. Na noite do último sábado (25/03), ocorreu a solenidade de inauguração da iluminação especial da estátua do Cristo Redentor, em referência ao início da Semana de Mobilização Nacional Para Busca e Defesa da Criança Desaparecida - uma iniciativa da FIA e do Governo do Estado. A cor laranja, agora utilizada no monumento, simboliza a situação de alerta e angústia constantes em que vivem as famílias de desaparecidos, sempre na esperança de localizar seus entes queridos.

O MPRJ participa da rede de enfrentamento ao desaparecimento de crianças e adolescentes através do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID/MPRJ), importante ferramenta de busca e cruzamento de dados, em constante parceria com a FIA. Vale ainda lembrar que o MPRJ atua também de forma preventiva ao desaparecimento, através de campanhas educativas, como a que é feita no Programa Calçada da Cidadania, em que recebe estudantes da rede pública, bem como através de projetos como o Nascer Legal. Realizado por meio da Comissão Permanente Multidisciplinar de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica (COESUB/MPRJ), o projeto tem como objetivo aprimorar a política pública de registro civil e enfrentar o sub-registro de nascimentos, fenômeno que guarda estrita relação com o desaparecimento.  

"Temos uma parceria com a FIA para que a nossa ferramenta de identificação e localização de desaparecidos possa ampliar a rede de pesquisa. O Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (SINALID) permite ainda o cruzamento de dados com todos os estados da Federação, o que se revela de grande valia. A Lei Estadual nº 8.547/19 determina que os casos de desaparecimento de crianças e adolescentes registrados nas unidades de polícia judiciária do Estado e Delegacias Especializadas devem ser comunicados à FIA e ao PLID do MPRJ. A cerimônia desta segunda trouxe depoimentos muito emocionantes de mães de crianças que permanecem desaparecidas, algumas desde 2005. O desaparecimento é algo muito doloroso e motivo de angústia que nunca termina. É como uma ferida que não cicatriza", pontuou a procuradora de Justiça Patrícia Carvão, à frente da COGEPDPH/MPRJ.

Estudos revelam que mais de 80 mil pessoas desapareceram em 2020 no Brasil. Desse total, 30 mil são crianças. Os dados do SINALID sinalizam a urgência do assunto e do trabalho de prevenção para evitar novos desaparecimentos. Só no Estado do Rio desaparecem cerca de 80 crianças por mês.

Por MPRJ

mprj
plid
direitos humanos
fia
cristo redentor
cogepdph mprj
crianças desaparecidas
programa sos crianças desaparecidas
174 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar