Notícia
Notícia
A Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Vassouras obteve, nesta semana, respostas positivas em relação à Recomendação expedida na última sexta (24/02), à concessionária de água da região, Rio+ Saneamento. O objetivo era obter a adoção de medidas que garantissem, de forma imediata e emergencial, o fornecimento de água por meio de carros-pipa na cidade - leia a matéria anterior AQUI.
Já na segunda-feira (27/02) foi realizada reunião com a diretoria da Rio+ Saneamento e representantes do setor do Médio Paraíba. Na ocasião, a titular da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Vassouras apresentou as medidas exigidas para a adequação do serviço de abastecimento no município, cuja população de 33 bairros vinha há dias enfrentando problemas de desabastecimento, após a ocorrência de fortes chuvas. Uma das medidas era o aumento do número de carros-pipa em circulação na cidade, de sete para ao menos dez veículos, com garantia de abastecimento inclusive nas áreas mais altas.
Após a circulação, sobretudo em redes sociais, de falsas notícias e áudios dando conta de que amostras mostravam contaminação da água, na terça (28/02), a pedido do Ministério Público, foram realizadas novas análises, com a presença de técnicos da Vigilância Sanitária, que confirmaram que as amostras estão em perfeitas condições - com fornecimento já disponível em 95% do município.
Dessa forma, a Promotoria ressalta que a Rio + atendeu prontamente as recomendações feitas, comprando mais carros-pipa e retomando o abastecimento de forma regular. A concessionária ficou de elaborar, no prazo de 20 dias, relatório demonstrando que uma falha elétrica foi a responsável pela queima de uma subestação de abastecimento, fato que deu início ao problema no fornecimento de água em Vassouras.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)