NoticiasDetalhe

Notícia

Educação
MPRJ promove seminário sobre desafios e perspectivas políticas e pedagógicas da EJA no cenário pós-pandemia de Covid-19
Publicado em Mon Dec 12 14:20:19 GMT 2022 - Atualizado em Mon Dec 12 14:19:07 GMT 2022

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação (CAO Educação/MPRJ) e do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), promoveu, na quarta-feira (07/12), o seminário Desafios e Perspectivas Políticas e Pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Pós Pandemia, realizado no auditório do edifício-sede da instituição.  

O seminário foi a última aula do curso Educação de Jovens, Adultos e Idosos - Questões Políticas, Curriculares e Pedagógicas, voltado para membros e servidores do MPRJ, conselheiros municipais de educação e profissionais que atuam na área de educação de jovens e adultos nos municípios de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Rio Claro, Itaguaí, Seropédica, Barra Mansa, Resende e Itatiaia.  

Na abertura do encontro, a coordenadora do CAO Educação/MPRJ, promotora de Justiça Renata Carbonel, agradeceu a todos os presentes e destacou a relevância do curso: “O objetivo é trazer mais visibilidade para esse debate acerca da educação de jovens e adultos nos municípios, no âmbito dos conselhos de educação”. Para ela, a modalidade de EJA é bastante invisibilizada, e a atuação nessa área é um grande desafio para o MPRJ.  

Em seguida, o procurador-geral de Justiça em exercício, Antonio José Campos Moreira, ressaltou que fez questão de participar da abertura do evento, dada a relevância do tema: “Tratar da educação é algo que toca a todos nós, aqui no Ministério Público, como instituição. Não há como se pensar numa sociedade mais justa e igualitária sem o investimento maciço em educação e instrução”. O PGJ em exercício também reforçou que o MPRJ está em permanente contato com universidades, escolas e instituições educacionais, a fim de contribuir para a melhoria da educação no estado e nos municípios.

Além de Antonio José Campos Moreira e Renata Carbonel, também integraram a mesa de abertura: o chefe de gabinete do MPRJ, promotor de Justiça David Francisco de Faria; a pró-reitora de graduação da UFF, Alexandra Anastacio Monteiro Silva; a coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Malvina Tuttman; a coordenadora do Fórum Regional Sul Fluminense de EJA, Sandra Cardoso; e o coordenador estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/RJ), Jorge Roberto França Fernandes.

A conferência de abertura foi realizada pelo professor Ênio Serra, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em sua palestra, ele chamou a atenção para a queda de matrículas na educação de jovens e adultos na última década e apontou algumas causas para esse panorama, entre elas: baixo atendimento da EJA, fechamento de turmas e escolas, efeitos da pandemia e crise econômica, o incentivo ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e a falta de estímulo pelo poder público.  

A primeira mesa foi mediada pelo professor da UFF Elionaldo Fernandes Julião, e contou com a participação da secretária estadual de Educação, Lidia de Souza Silva; da professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Jane Paiva; e da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alessandra Nicodemos. Foram debatidos os Desafios e Perspectivas Políticas e Pedagógicas para a EJA Pós-Pandemia.

Na parte da tarde, a segunda mesa foi mediada por Sandra Cardoso, do Fórum Regional Sul Fluminense de EJA, e foi realizado um painel dos municípios que participaram do curso. Já a terceira e última mesa voltou a abordar os desafios e as perspectivas políticas para a EJA no pós-pandemia, e foi integrada por Fabiana Rodrigues, do Fórum Estadual EJA; pelo deputado estadual Flavio Serafini, da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado (ALERJ); e pela coordenadora do CAO Educação/MPRJ, Renata Carbonel.  

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do IERBB no Youtube e pelo Microsoft Teams, e teve interpretação simultânea de libras.  

Por MPRJ

educação
mprj
institucional
evento
covid-19
169 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar