Notícia
Notícia
Alunos do Colégio Estadual Alice Paccini Gélio, em Belford Roxo, visitaram, nesta quinta-feira (27/10), as sedes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), da Defensoria Pública, do IAB e da OAB-RJ. O passeio é parte do projeto Calçada da Cidadania, uma iniciativa conjunta dessas instituições que tem como objetivo apresentar o sistema judicial para estudantes do ensino médio e fundamental. Uma primeira visita, de membros do MPRJ à escola, foi realizada na manhã do dia 18/10.
A visita desta quinta começou no corredor cultural do MPRJ, no prédio das Procuradorias. Ali, os alunos foram recebidos pela coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana, Patrícia Carvão, que explicou as funções do Ministério Público em diferentes áreas de atuação. Em seguida, foram apresentados a algumas estruturas voltadas para atender e prestar serviço à população.
A estudante Julia de Fátima pretende cursar Direito e fez questão de participar da visita: "Foi emocionante estar aqui, acho que é uma oportunidade. Eu nem estava na lista de alunos, mas pedi, fiz questão de vir para conhecer mais a fundo, pesquisar a história", disse Julia. Ketellyn Vitória também saiu animada. "Aprendi muito aqui no Ministério Público, conhecemos sobre os deveres e direitos como cidadão, sobre a Ouvidoria da Mulher. São questões muito importantes, que devem chegar a todas as pessoas", disse.
A procuradora de Justiça Patrícia Carvão destacou a importância da educação para a formação de cidadãos conscientes. "Continuem nesse caminho da educação, buscando sempre exercer os direitos de vocês e os deveres de cidadão. "O Ministério Público, por exemplo, consegue avançar mais se a sociedade colaborar com o nosso trabalho, enviando denúncias sobre possíveis violações de direitos que envolvam a nossa atuação. Então, participem, exerçam sempre a sua cidadania", disse a coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana, que elogiou: "É um privilégio vocês estarem aqui, terem professores dando esse apoio. A educação é o caminho que nos liberta, foquem nisso".
A servidora Ingrid Wachsmuth falou sobre a Ouvidoria, o principal canal para receber denúncias e direcionar as demandas das pessoas. Ela mostrou os canais de atendimento, detalhou o formulário para fazer comunicações e lembrou da possibilidade de fazer denúncais anônimas. Em seguida, André Luiz Cruz, gestor técnico do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID/MPRJ), explicou sobre o fenômeno do desaparecimento e detalhou o trabalho desenvolvido pelo MPRJ para localização de desaparecidos.
O diretor do Centro de Memória e Pesquisa da OAB, Aderson Bussinger Carvalho, um dos idealizadores do projeto junto a Nataraj Trinta (historiadora responsável pelo CDM/MPRJ), comentou a importância dessa troca com as instituições: "O Ministério Público é uma instituição muito importante, que realmente tem a ver com a defesa da população brasileira. Fica a minha saudação à atuação do Ministério Público e, especificamente, ao trabalho feito para preservar a memória. Acompanho e vejo que aqui tem gente que se dedica à memória".
A equipe do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Jr. composta pelas historiadoras Nataraj Trinta, Nayara Santos, pela secretária Jéssica Câmara e as estagiárias Liziane dos Santos e Thainá Feijó receberam e conduziram os estudantes na visita. Eles vieram acompanhados pelos professores Raphael da Silva Câmara, Claudia Soares e José Paulino. Depois do MP, os estudantes foram conhecer a Defensoria Pública, IAB e a OAB-RJ, em um circuito que inclui conversas com profissionais especializados, visita a exposições, exibição de filmes e atividades lúdicas.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)