Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu, na manhã desta quarta-feira (05/10), a visita da turma de procuradores do Estado aprovados no último concurso para a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Os 28 novos procuradores vieram conhecer as estruturas e o trabalho do MP, como parte do ciclo de formação dos Procuradores do Estado aprovados no 18º Concurso da PGE.
Ao longo de toda a manhã, membros e servidores do Ministério Público do Rio apresentaram algumas das novas tecnologias utilizadas na instituição, detalharam a atuação de órgãos especializados e deram exemplos da importância de atuações conjuntas. O procurador-geral de Justiça participou da abertura e elogiou a iniciativa da PGE de visitar a instituição, sugerindo, inclusive, fazer o mesmo com a turma de promotores de Justiça recém-empossados no MPRJ.
O PGE, Bruno Dubeux, ressaltou a importância de as instituições manterem um bom diálogo, mesmo em momentos de divergências. "Sinto que estamos mudando para um momento de comunhão, de parcerias. Temos tentado mudar a cultura da advocacia-geral, para deixar de ser litigiosa. Em vez disso, oferecer mecanismos de soluções que sejam possíveis, deixando para brigar apenas no limite, quando não for possível alcançar outra solução", comentou o PGE, que finalizou: “Há um outro espaço, um espaço que a gente pode caminhar junto para construir soluções mais seguras e eficientes para beneficiar a sociedade”.
Nas primeiras palestras foram mostrados projetos e inovações tecnológicas do MPRJ. Neste contexto, o secretário-geral de Planejamento Institucional, Marcus Leal, e servidores falaram sobre o plano diretor de Racionalização, apresentaram o Inova/MPRJ, e a ferramenta Painel de Compras, entre outras.
A programação prosseguiu com apresentação de estruturas administrativas e órgão especializados, como o Centro de Apoio Administrativo das Promotorias de Cidadania (CAO Cidadania/MPRJ), o Grupo de Atuação Especializado em Sonegação Fiscal (GAESF/MPRJ) e a Assessoria de Recursos Constitucionais (ARC Cível/MPRJ). As palestras foram feitas respectivamente pela coordenadora do CAO Cidadania, Marcela do Amaral; pelo assistente do GAESF/MPRJ, Marco Antônio Reis; e pela assessora-chefe da ARC Cível, Inês Andreiuolo.
Ao fim do encontro, o chefe de gabinete do MPRJ, David Francisco de Faria, convidou os novos promotores de Justiça do MPRJ para um rápido encontro com os novos procuradores do Estado. O chefe de gabinete da PGE, Claudio Marques, finalizou dizendo que a instituição está de portas abertas para receber os membros do MP e apresentar o trabalho e os pontos de interação. “Importante a Procuradoria-Geral do Estado ter vindo para termos essa interlocução e para conhecerem melhor o que nós estamos fazendo”, comentou David Faria.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)