NoticiasDetalhe

Notícia

Direitos Humanos
MPRJ inaugura exposição sobre saúde mental
Publicado em Tue Sep 13 12:12:30 GMT 2022 - Atualizado em Tue Sep 13 12:11:19 GMT 2022

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Coordenadoria-Geral de promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH/MPRJ), inaugurou nesta segunda-feira, (12/09) a exposição 'Arte em Travessia', marcando a abertura da Campanha Setembro Amarelo na instituição. O evento é realizado em conjunto com o Instituto Nise da Silveira e o Espaço Travessia - Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde.  

A inauguração contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos; da procuradora de Justiça Patrícia Carvão, coordenadora da COGEPDPH/MPRJ; do subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto, além da diretora do Instituto Nise da Silveira, Erika Pontes da Silva; do superintendente de Saúde Mental da SMS-Rio, Hugo Fagundes, do curador da exposição, Marcelo do Valle, e de alguns artistas cujas obras fazem parte da mostra, alguns deles usuários da rede pública de cuidado com a saúde mental. 

"A questão da saúde mental é um tema que nós do MP damos uma atenção especial. Além da busca do aprimoramento das políticas de saúde mental, o MP do Rio também tem um olhar interno para o assunto e agora com essa exposição se abre uma nova janela, um novo olhar, trazendo experiências que foram extremamente positivas e que fazem da arte um processo de renovação. A ideia é que esse novo olhar seja mostrado, e que as obras em exposição sejam um exemplo no enfrentamento dessa grande questão. A gente vê aqui belíssimas obras que demonstram como a arte pode ser um instrumento importante para a saúde mental", declarou o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos.

O curador da exposição, Marcelo do Valle, destacou que existem várias formas de cuidado, o que inclui a cultura: "As obras que estão aqui são de usuários e não usuários da rede da saúde mental, não dá para saber quem é quem, porque está todo mundo junto, todo mundo misturado. A reforma psiquiátrica trouxe essa questão, de tirar as pessoas do manicômio, de criar um modelo substitutivo, e a vida está atravessando tudo isso. A ideia do Travessia é justamente essa. Estamos trazendo obras que são mais leves, que trazem um pouquinho da vida das pessoas, mas de forma positiva", explicou.

A procuradora de Justiça Patrícia Carvão lembrou que a mostra é apenas uma das ações do MPRJ para a campanha do setembro amarelo: "Essa exposição está em harmonia com a campanha do setembro amarelo, mês de prevenção do suicídio. Ela foi pensada para jogar luz sobre o tema da saúde mental e permitir que a gente converse mais inclusive com nossos servidores e terceirizados sobre a importância do autocuidado com a saúde mental", disse a coordenadora da COGEPDPH/MPRJ.

A exposição "Arte em Travessia" pode ser visitada até o dia 30 de setembro, das 11h às 17h, no Corredor Cultural do MPRJ, que fica no subsolo do prédio-sede, na Avenida Marechal Câmara, 370, subsolo, no Centro do Rio.

Exposição: Arte em Travessia
Curadoria: Marcelo do Valle e Otávio Avancini.
Data: 12 a 30 de Setembro de 2022
Local: Corredor Cultural do MPRJ
Endereço: Avenida Marechal Câmara, 370, subsolo,  Centro, Rio de janeiro, RJ

290 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar