NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ finaliza módulo de aceleração do Impacta, programa de inovação aberta
Publicado em Thu Jun 30 10:02:19 GMT 2022 - Atualizado em Thu Jun 30 10:02:11 GMT 2022

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Laboratório de Inovação (Inova/MPRJ), realizou nesta terça-feira (28/06) e quarta-feira (29/06), o encerramento do módulo de aceleração do Programa de Inovação Aberta, o Impacta. Dezoito equipes, representantes de startups de vários estados, fizeram as apresentações de forma online para a banca composta por membros e servidores, que irá definir os vencedores do programa em cada desafio.

Ao todo, são nove os desafios propostos:  Combate a milícias, Transações patrimoniais suspeitas, Controle externo da atividade policial, Integração de dados para investigações, Sistema de precedentes, Automatização de providências simples, Mandados de prisão, Recursos legalmente vinculados e Gestão de projetos. Desde janeiro, as startups receberam mentoria e assessoria para que os representantes pudessem conhecer a realidade do MPRJ.  

“Essa foi uma forma de trazer a iniciativa privada para trabalhar conosco e tem sido um aprendizado muito grande. Já vimos nesse primeiro dia de apresentações que existem soluções muito promissoras para os desafios do MP. Estamos muito animados com o potencial que está surgindo”, afirmou Daniel Lima Ribeiro. 

Participaram, de forma presencial, a procuradora de Justiça Ediléa Gonçalves, subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Políticas Institucionais do MPRJ; o promotor de Justiça Daniel Lima Ribeiro, assistente da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Planejamento e Políticas Institucionais (SUBPPI/MPRJ); o promotor de Justiça Bruno Gangoni, coordenador do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ); Celso Levy, Assessor de Tecnologia da Informação da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI); André Herdy, Diretor da Diretoria de Gestão do Conhecimento (DGC/MPRJ); Breno Gouvêa, gerente do Inova/MPRJ; entre outros membros e servidores do Gaeco, CSI e do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ). 

“Vimos aqui a concretização de muitas coisas que fizemos durante a mentoria. Percebemos que o nível de maturidade foi aumentando e a importância do conhecimento do modelo de trabalho. As empresas que se destacaram foram justamente as que conseguiram ter uma visão de como é a realidade do Ministério Público”, destacou Celso Levy.  

Etapas do Impacta

O módulo de aceleração teve início em janeiro, quando as startups aprovadas após triagem e entrevistas se uniram às equipes provenientes do módulo de incubação com o objetivo de criar propostas de solução para os nove desafios do programa. Foram realizadas oficinas de treinamento, consultorias e mentorias para que os participantes pudessem conhecer a realidade do MPRJ. 

“A Inovação Aberta é uma forma que o Ministério Público e outros órgãos públicos podem encontrar para impulsionar a transformação digital. As empresas, principalmente startups, trazem suas expertises em temas como tecnologia, ciência de dados, design, entre outros métodos de trabalho, e se conectam com os nossos conhecimentos sobre os desafios e as práticas. A vantagem dessa aliança é que conseguimos obter soluções customizadas e multiplicar braços de desenvolvimento”, ressaltou Breno Gouvêa. 

Por MPRJ

inova
impacta
laboratório de inovação
programa de inovação aberta
305 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar