Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Coordenadoria de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (CEMEAR/MPRJ), participou, na última quarta-feira (01/06), de encontro com representantes dos colégios estaduais Duque Costa, Jardim Meriti e Rubens Farrulla, todos localizados em São João de Meriti, e com membros dos Conselhos Tutelares daquele município. O encontro ocorreu na sede do MPRJ em São João de Meriti e, na ocasião, a equipe do CEMEAR/MPRJ apresentou sua atuação e noções básicas de Justiça Restaurativa e Mediação Escolar.
O encontro foi provocado por pedido de auxílio das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude de São João de Meriti, em razão do recebimento de notícias, vindas do Conselho Tutelar local, relatando possíveis situações de violência entre alunos. No encontro, além de verificar com os profissionais presentes as suas perspectivas sobre a rotina escolar, a equipe do CEMEAR/MPRJ buscou informações de como a direção das unidades citadas lida com a questão dos conflitos, suas causas, características e desdobramentos.
"Buscamos sensibilizar os gestores dessas escolas para que adotem medidas de prevenção de situações de conflito entre os estudantes, além do Conselho Tutelar municipal, sobre a importância das medidas restaurativas. O foco é construir, de forma coletiva, protocolos e formas de lidar com a questão, a partir do entendimento de como se dá, atualmente, o tratamento da disciplina desses alunos. Bem sabemos que a volta às aulas presenciais, no pós-pandemia de Covid-19, trouxe um incremento nas situações de tensão no ambiente escolar. Precisamos ajustar nossa atuação, para que possamos dar respostas mais efetivas", pontua a promotora de Justiça Roberta Rosa Ribeiro, coordenadora do CEMEAR/MPRJ.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)