Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Colégio de Procuradores de Justiça, elegeu nesta segunda-feira (30/05) o procurador de Justiça Ricardo Ribeiro Martins para exercer seu primeiro mandato como corregedor-geral da instituição no biênio 2022/2024. Candidato único do pleito, Ricardo Martins tomará posse em sessão solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça no dia 22/06. O novo corregedor-geral obteve 165 votos de um total de 172 votos apurados, com registro de dois votos em branco e cinco nulos. Apenas 15 eleitores estiveram ausentes. A eleição foi realizada das 10h às 17h de forma eletrônica, por meio do Sistema Eletrônico de Votação (SEV), e contou com a supervisão da Mesa Receptora e Apuradora de Votos.
Titular da 2ª Procuradoria de Justiça junto à 4ª Câmara Criminal, Ricardo Ribeiro Martins ingressou no MPRJ em 1986, dois anos após graduar-se na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Promovido a procurador de Justiça em 2001, Ricardo Martins exerceu os cargos de subcorregedor-geral (2007) e subprocurador-geral de Justiça de Assuntos Criminais e Direitos Humanos (2019/2020). Foi membro eleito pelos promotores de Justiça para o Conselho Superior nos biênios 2015/16 e 2017/18. O novo corregedor-geral falou ao fim do pleito:
"Eleição é sinal de renovação e agradeço imensamente a votação maciça dos colegas para me eleger ao cargo de corregedor-geral. Apesar de ter concorrido sozinho, esse resultado expressivo me orgulha e me motiva. Agradeço à Mesa Receptora e Apuradora de Votos por sempre realizar eleições tranquilas, com credibilidade, eventos tão importantes para nossa instituição. Agradeço também a todos os servidores que deram suporte ao Órgão e ajudaram a promover essa eleição de forma séria e eficiente", afirmou Ricardo Martins.
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, esteve na sala dos Órgãos Colegiados, prestigiando a eleição. "Parabenizo o procurador de Justiça Ricardo Martins pela expressiva votação e desejo muito sucesso na nova missão institucional. Tenho certeza que a Corregedoria estará em excelentes mãos", afirmou o PGJ.
A presidente da Mesa Receptora e Apuradora, procuradora de Justiça Maria Cristina Palhares Tellechea, parabenizou Ricardo Martins pela eleição ao cargo e por representar a instituição na missão de conduzir e orientar aos membros do Parquet. "Encerra-se um ciclo extremamente importante para o MPRJ, onde a composição da última Corregedoria primou pelo seu dever de guiar os membros e trazer o Ministério Público do Rio de Janeiro, no âmbito correcional, a um patamar que mereceu o destaque e reconhecimento nacional e é uma alegria saber que o dr. Ricardo Martins será o sucessor desse caminho que foi desbravado e iniciado ao longo desses quatro anos" ressaltou Tellechea. A Mesa também foi composta pelos procuradores de Justiça Alexandre Araripe Marinho e Ângela Maria Silveira dos Santos.
Corregedoria-Geral
A Corregedoria-Geral é o Órgão da Administração Superior do MPRJ encarregado da orientação e da fiscalização das atividades funcionais e da conduta dos membros ministeriais, sendo o corregedor-geral membro nato do Conselho Superior do Ministério Público e do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)