Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu, nesta sexta-feira (27/05), o procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas. Recepcionado pelo coordenador-geral de Atuação Coletiva Especializada, promotor de Justiça David Francisco de Faria, o PGJ do Ceará conheceu a estrutura do MPRJ e projetos institucionais. Ele também esteve com o subprocurador-geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas, Marfan Vieira. O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, encontrava-se fora do Rio, em viagem a trabalho, participando do Grande Encontro Regional do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, realizado no MPMG, e da posse do PGJ de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo.
Manuel Pinheiro Freitas assistiu a uma apresentação sobre a Coordenadoria-Geral de Atuação Coletiva Especializada, recebendo informações sobre os Grupos de Atuação Especializada, as Forças-Tarefas, os Grupos Temáticos Temporários e os Grupos de Apoio de Acervo, com explicações sobre a atribuição de cada um deles em auxílio consentido ao Promotor Natural. Em seguida, a Diretoria de Gestão do Conhecimento apresentou o Parquet Digital, uma plataforma de uso interno que utiliza sofisticados recursos de programação para auxiliar na gestão dos procedimentos em andamento em cada Promotoria de Justiça.
A diretora da Divisão de Evidências Digitais e Tecnologia (DEDIT/CSI), Maria do Carmo Gargaglione, fez uma exposição sobre nova tecnologia para auxiliar na investigação e reconstrução de cenas de crimes ou acidentes, um scanner a laser capaz de recriar em detalhes qualquer ambiente, com mapeamento em 360° e que é utilizado em conjunto com óculos de realidade aumentada. Estavam presentes o promotor Bernardo Vieralves, assessor da Secretaria Geral de Planejamento Institucional, além de servidores da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) e da Coordenadoria de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (CADG/MPRJ). Ao final do encontro, o PGJ do Ceará conheceu a estrutura do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ).
"Para nós é muito importante esse contato. Temos interesse em trocar experiências e sabemos que o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro tem expertise em várias áreas. Os desafios locais fizeram com que o MPRJ se desenvolvesse bastante na área tecnológica. Fiquei muito bem impressionado e satisfeito com o que vi hoje. Saio daqui feliz com as possibilidades de cooperação e com o que pudermos implementar a partir dessa observação", ressaltou Manuel Pinheiro Freitas.
Para o coordenador-geral de Atuação Coletiva Especializada, David Faria, o encontro foi produtivo: "Foi muito bem-vinda a visita do PGJ do Ceará, que nos falou sobre a estrutura e a gestão do MP de seu estado. Por outro lado, tivemos a oportunidade de apresentar como o MPRJ está trabalhando na área de atuação coletiva especializada e compartilhar técnicas de investigação utilizadas, bem como mostrar o Parquet Digital, instrumento de racionalização das tarefas disponibilizado aos membros. É importante um olhar externo para compreender iniciativas exitosas que outros MPs estão fazendo, na busca constante da efetividade que deve nortear a nossa atuação".
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)