Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Coordenadoria de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (CEMEAR/MPRJ), participou, no dia 30/03, de reunião com o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (CEDECA), com o objetivo de debater a renovação do termo de cooperação mútua entre as instituições. Organização da sociedade civil, o CEDECA atua na questão da criança e do adolescente no estado do Rio, em especial na execução da política pública de proteção de crianças e adolescentes ameaçados de morte, mas também no campo do fomento da Justiça Restaurativa.
Coordenadora do CEMEAR/MPRJ, a promotora de Justiça Roberta Rosa Ribeiro explica que, no encontro, foram revistas cláusulas do acordo de cooperação ja existente e dos avanços para renovar essa parceria, ampliando a possibilidade de atuação conjunta e colaborativa, com a utilização das práticas restaurativas no sistema socioeducativo, e com espaço para possíveis parcerias com outras instituições. Neste sentido, diversos projetos vêm sendo contruídos pelo Ministério Público fluminense e o CEDECA, como a realização de seminários.
"A parceria com o CEDECA ja se mostrou bastante profícua, com a perspectiva de realização de novos seminários em parceria na temática de justiça restaurativa no campo da infância e juventude. Buscamos a construção de um plano de trabalho com a finalidade de continuar com a atuação estratégica em casos envolvendo crianças e adolescentes, em razão da vasta experiência que a instituição possui nesta seara.", afirmou Roberta Rosa Ribeiro.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)