NoticiasDetalhe

Notícia

Meio Ambiente
MPRJ participa de reunião sobre a implantação do Projeto Água para o Futuro no Estado do Rio de Janeiro
Publicado em Wed Mar 30 15:33:04 GMT 2022 - Atualizado em Wed Mar 30 15:37:21 GMT 2022

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por intermédio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística (CAO Meio Ambiente/MPRJ), participou, nesta segunda-feira (29/03), de reunião com integrantes do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) para tratar da implantação do Projeto Água para o Futuro no Estado do Rio de Janeiro. Estiveram presentes a coordenadora do CAO Meio Ambiente/MPRJ, Patrícia Gabai; o coordenador do projeto, Marcelo Vacchiano, promotor de Justiça do MPMT e sua equipe técnica; membros do GATE/MPRJ, da Coordenadoria de Análises, Diagnóstico e Geoprocessamento (CADG/MPRJ), da Gerência de Projetos e de TI do MPRJ (DGR/GPTI); e integrantes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e do INEA (instituto Estadual do Ambiente).

O projeto, desenvolvido pelo MPMT em parceria com o Instituto Centro de Vida e a Universidade Federal do Mato Grosso, buscou inicialmente garantir a segurança hídrica da cidade de Cuiabá e o abastecimento de água potável à população por meio da identificação, preservação e recuperação das nascentes. Ganhou corpo, no entanto, não só no âmbito daquele estado, expandindo-se para outras cidades, mas também no cenário nacional, com a adesão de vários outros Ministérios Públicos, tendo o MPRJ formalizado adesão ao projeto no ano de 2018. 

No mesmo ano, o Água para o Futuro, que reúne vasta equipe técnica formada por geólogos, hidrogeólogos, biólogos, especialistas em sensoriamento remoto, engenheiros florestais e sanitaristas, entre outros profissionais, recebeu seu primeiro prêmio pelo CNMP na categoria de defesa dos direitos fundamentais. Em 2021, recebeu o segundo, pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), devido à interiorização, que consiste em expandir o projeto para o interior do Mato Grosso, com a identificação de mais nascentes urbanas e rurais. As gratificações deram destaque ao projeto, que segue trabalhando para construir um maior monitoramento de seus corpos hídricos e, consequentemente, uma maior segurança de oferta de água para toda a população. 

Mais informações estão disponíveis no endereço eletrônico https://aguaparaofuturo.mpmt.mp.br/institucional/o-que-a-o-projeto

meio ambiente
mpmt
cadg
agua para o futuro
ministério público do estado de mato grosso
dgr
gpti
instituto centro de vida
universidade federal do mato grosso
135 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar