Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, esteve, na noite desta segunda-feira (28/03), na solenidade de posse do Conselho Seccional da OAB-RJ e da diretoria para o triênio 2022/2024, realizada no Theatro Municipal. O atual presidente, Luciano Bandeira Arantes, foi reconduzido para o segundo mandato no cargo. Também foram empossados os outros membros da diretoria, os representantes junto ao Conselho Federal, a diretoria da Caarj e presidentes de subseções.
"A advocacia cumpre papel fundamental no sistema de Justiça, de aperfeiçoamento e aprimoramento das instituições", comentou Luciano Mattos. "O presidente Bandeira sempre esteve atento ao diálogo com o Ministério Público. Então, aqui hoje representamos a manutenção dessa troca contínua com a advocacia do Rio de Janeiro", complementou.
Em seu discurso de posse, Luciano Bandeira lembrou os desafios que a pandemia trouxe para o sistema de Justiça e o esforço da OAB-RJ para enfrentá-los durante sua gestão. "A OAB contribuiu de forma decisiva para a manutenção da democracia em nosso país, em um período tão difícil de pandemia e de transtorno econômico. Ao tomar posse, há três anos, declarei que o único partido político da OAB é o Estado Democrático de Direito e que a nossa ideologia é a Constituição. Não me afastei e não me afastarei dessas raízes", disse.
A mesa de abertura da cerimônia simboliza o prestígio da advocacia para as instituições de Estado: foi composta por diversas autoridades de todos os três poderes. Falaram na mesa o membro honorário vitalício da Ordem, Felipe Santa Cruz; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Antonio Saldanha; o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Henrique Figueira; o presidente da Alerj, André Ceciliano; o prefeito do Rio, Eduardo Paes; e o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, representando o governador Claudio Castro.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)