NoticiasDetalhe

Notícia

Criminal
MPRJ realiza operação para prender traficantes de Maricá que sequestram caminhoneiros
Publicado em Tue Mar 22 07:49:26 GMT 2022 - Atualizado em Tue Mar 22 06:17:22 GMT 2022

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realiza, nesta terça-feira (22/03), uma operação para prender 11 integrantes de uma organização criminosa, ligada ao Comando Vermelho, que sequestra caminhoneiros em Maricá para utilizar seus veículos na prática do tráfico de drogas. O grupo, que tem como base a comunidade do Mutirão, no bairro de São José do Imbassaí, atrai os motoristas para a localidade a pretexto da contratação de fretes inexistentes, roubando os caminhões após a rendição dos profissionais. A operação, do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), é realizada em parceria com a Polícia Civil e conta com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ). 

As investigações demonstraram uma organização criminosa violenta, articulada e ousada, especializada em atrair caminhoneiros até Maricá para subtrair seus caminhões e demais bens pessoais, mantendo as vítimas por dias sequestradas sob graves ameaças, exercidas por meio de intimidação com armamento pesado e agressões. Após os roubos, motoristas contratados pela facção tomam a direção dos caminhões e se dirigem ao Mato Grosso do Sul, para carregá-los com grande quantidade de entorpecentes e abastecer comunidades dominadas pelo Comando Vermelho, a partir do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo.

As vítimas ficavam subjugadas por dias, privadas de água e alimentos, sendo obrigadas a atender telefonemas para evitar que os caminhões fossem apreendidos em rodovias. Para tanto, a organização conta com advogados e despachantes, inclusive em outros estados, para a intermediação e negociação da liberação desses veículos, em caso de retenção pelas autoridades fiscalizadoras.

A organização criminosa é dividida em núcleos. A chefia, que planeja os crimes e atrai as vítimas, é integrada pelo traficante Marcos Vinícius Dias Laurindo, vulgo “Lobo Mau”, chefe do tráfico na comunidade do Mutirão, e pelo seu braço-direito, Wesley Gomes Toledo, vulgo “Pitbull”. Além da chefia, a organização criminosa é formada pelo núcleo operacional, que atua na via pública, abordando e roubando as vítimas, e é responsável pela vigilância do cárcere das mesmas, e o núcleo dos caminhoneiros, responsável por dirigir os caminhões subtraídos até a fronteira com o Paraguai para a busca de entorpecentes.

Por MPRJ

gaeco
tráfico de drogas
operação
csi
organização criminosa
maricá
comando vermelho
sequestro de caminhoneiros
caminhoneiros
são josé do imbassaí
294 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar