Notícia
Notícia
Foi realizada neste domingo (20/03) a primeira etapa do XXXVI Concurso Público para ingresso na classe inicial da carreira do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). A prova preambular foi aplicada em sete locais, em um total de 171 salas. Executado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), o concurso irá preencher 51 vagas para o cargo de promotor de Justiça substituto, sendo 15 de provimento imediato. Tanto o gabarito como o caderno de questões estarão disponíveis para consulta a partir das 22h deste domingo.
Os candidatos tiveram seis horas para responder a 80 questões objetivas de múltipla escolha. Compareceram para a prova 4335 inscritos. Quem avançar terá pela frente mais quatro etapas: as provas escritas especializadas e a prova oral, de caráter eliminatório, e a prova escrita de língua portuguesa e a de títulos, de caráter classificatório.
Presidente da Comissão de Concurso, o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, acompanhou a realização da prova. Membros da Comissão de Concurso foram em todos os locais. "Hoje é um dia extremamente importante para o Ministério Público do Rio de Janeiro, não só pela oportunidade de renovação dos seus quadros, mas também porque essa vinda dos novos colegas irá nos ajudar significativamente, considerando a falta que existe hoje de promotores para compor os quadros da instituição. O concurso é muito esperado e desejado", disse o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos.
A prova teve início às 13h e foi encerrada às 19h. A representante da Vunesp, Miriam Girelli, lembra que os candidatos devem estar atentos para as próximas etapas. "É importante que os candidatos acompanhem no Diário Oficial, assim como em nossa página, a publicação do gabarito, dos cadernos de prova e dos cronogramas para as próximas fases".
(Dados coletados diariamente)